Agente de trânsito que aplicar multa terá agora que ser identificado
Quem for multado e quiser identificar o agente de trânsito que aplicou a penalidade poderá buscar essa informação na internet. Listas com os códigos e nomes dos agentes e autoridades de trânsito que atuam na fiscalização e são responsáveis por autuação de infrações deverão estar disponíveis na internet para pesquisa.
A determinação está na Resolução 709 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada na edição desta segunda-feira (30/10) do Diário Oficial da União.
A lista deve ficar disponível no portal de cada órgão que compõe o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A resolução prevê também que sejam publicadas na internet cópias dos convênios de fiscalização de trânsito firmados pelos órgãos e entidades executivas de trânsito.
De acordo com o Contran, o intuito das medidas é ampliar a transparência nos processos de infração de trânsito, bem como a garantir a ampla defesa. A resolução entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial.
A Agência Brasil procurou o Contran para saber como será a identificação do agente que aplicou a multa, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
MULTA A PESSOA JURÍDICA
Outra resolução publicada hoje regulamenta e unifica os procedimentos para que a multa seja aplicação a pessoa jurídica proprietária do veículo quando o condutor que cometeu a infração não for identificado.
A Resolução 710, que entra em vigor em 30 dias, regulamenta o parágrafo oitavo do Artigo 257 do Código Brasileiro de Trânsito e determina que a notificação da penalidade tenha registrada a identificação do órgão de trânsito que aplicou a penalidade, o nome da pessoa jurídica proprietária do veículo, descrição da penalidade e valor da multa, entre outras informações.
Via: Agência Brasil
"AS MULTAS DE TRÂNSITO É UM DOS MEIOS MAIS LUCRATIVOS NO BRASIL, SÃO MILHÕES EM MULTAS DE TRÂNSITO, TANTO NO ÂMBITO ESTADUAL, QUANTO NO MUNICIPAL, CLARO QUE SE O CARA COMETE UMA IRREGULARIDADE TEM QUE PAGAR POR ISSO, O QUE SE CONTESTA É O RETORNO, ESTE DINHEIRO QUE DEVERIA SER USADO POR EXEMPLO NAS ESTRADAS, PRATICAMENTE INEXISTE, POR QUE BRASIL A FORA, VEMOS ESTRADAS DETERIORADAS E MUITAS VEZES SENDO USADA MATÉRIA PRIMA DE PÉSSIMA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO E REFORMA DESSAS ESTRADAS, INFELIZMENTE ESTA É UMA MARCA DO BRASIL."
POSTADO POR: LUCIANO MELO - 02/11/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.