A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NA SOCIEDADE
Conhecendo os atuais problemas da sociedade e as diversas expressões da questão social existentes nela, tais como:violência, desemprego, preconceito, discriminação, exploração do trabalho infantil, e demais demandas existente como na saúde, habitação, educação, entre outras. O Assistente social tem como principal desafio compreender a realidade dos indivíduos construindo propostas de trabalhos, coerentes com suas necessidades.
O papel do profissional é de um protagonista, pois se projeta frente à sociedade, através de metas projetos políticos capazes de transformar a realidade da sociedade, colocando em pratica políticas sociais de atendimento ao combate as desigualdades.
Sua função é garantir os direitos do cidadão e ajudá-los resolver seus problemas, quer através da mobilização dos recursos da comunidade via políticas publicas.
O Assistente Social contribui com um trabalho que contemple a diversidade social, buscando soluções e alternativas de acordo com a realidade de cada grupo social, pesquisando, investigando, criando projetos para emancipação de cada cidadão. A sua polivalencia de conhecimentos permite-lhe uma atuação em todos os níveis e culturais e tem a capacidade de se adaptar as múltiplas culturas instaladas na sociedade, trabalhando com grupos ou em comunidades.
“Lembrando que o Assistente Social precisa ter formação acadêmica e registro no Conselho Regional do Serviço Social”
FONTE: ZECA LOPES
POSTADO POR: LUCIANO MELO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.