sábado, 18 de agosto de 2018

UMA HISTÓRIA INSPIRADORA: ARARIENSE FILHO DE GARI É O MAIS NOVO ALUNO DE DOUTORADO


Nascido na cidade de Arari-Maranhão, Rafael Pereira, filho mais velho da gari Maria Raimunda Pereira, enfrentou grandes desafios na sua vida. Filho sem pai, hoje, aos 25 anos, é o mais novo aluno de doutorado da cidade maranhense.
Começou a trabalhar deste cedo, aos 10 anos começou a fazer picolé para vender na sua casa, assim como rifas na qual sorteava alimentos perecíveis, como lata de doce e cartela de ovos. Aos 14 anos começou a lecionar, voluntariamente, nas escolas de Arari no programa de educação com parceria da prefeitura e com a empresa Vale.
Realizou o seu primeiro vestibular para o curso de Ciências Biológicas do programa Darcy Ribeiro da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, onde ficou em 2º na classificação geral. Além do mais, no mesmo período foi aprovado no curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Em busca do seu sonho, realizou o vestibular da Universidade Estadual do Vale do Acaraú no Estado do Ceará em 2012, onde foi aprovado. Aos 19 anos mudou-se do Maranhão para o Ceará. Além dos sonhos, da determinação e força de vencer, Rafael levava na mala apenas pouca roupas e nada mais que R$ 100,00.
Durante sua formação (2012-2016) trabalhou como professor de cursos profissionalizantes para bancar as suas despesas na cidade onde conseguiu apropriar suas experiências na área da docência.
Concluiu sua graduação em 2016 e, no mesmo ano, ingressou no Mestrado em Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará. Mudou-se para a capital cearense onde, em Janeiro de 2018, defendeu a sua dissertação intitulada em: “ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E ANTIOXIDANTE DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS E ÓLEO ESSENCIAL DE PLANTAS DA CAATINGA:Myroxylon peruiferum L.f E Combretum leprosum”. No mesmo ano foi aprovado no doutorado. Hoje, com 25 anos, é professor universitário e é o único a chegar ao doutorado da sua família.
“Quando cheguei na sala de aula pela primeira vez no doutorado, fiquei parado uns dez minutos e um filme passou pela minha cabeça porque sempre imaginei que estaria ali. Uma pessoa que saiu do seu Estado para outro deixando para traz a sua família, estar a um degrau para ser doutor. Filho de gari nunca é bem vindo, as pessoas não percebem a gente e hoje mostrei que filho de gari também pode ser DOUTOR DE VERDADE”. Minhas vitórias, até aqui contempladas, não seriam possíveis sem a minha fé em Deus assim como a garra e força de vontade da minha mãe e da minha avó (in memoriam) que são exemplo a ser seguido e que batalharam para que chegasse tão longe e realizasse o meu/nosso sonho”.

MINI CURRICULO

Rafael Pereira durante pesquisa em laboratório. Foto: Divulgação

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA (2016), Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Franca-UNIFRAN (2018), Especialista em Análise Clínica e Microbiologia pela Universidade Cândido Mendes-UCAM (2017), mestre em Biotecnologia de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2018). Atualmente é aluno de Doutorado no programa de Pós-graduação em Biotecnologia-UFC e professor universitário.

Texto e imagens: Rafael Pereira

Fonte: ai / Cleilson Fernandes 

"A história do Rafael é digna de aplausos, a prova viva que com força de vontade e determinação o ser humano independente de condição social pode vencer, ao invés de adotar uma postura de vitimismo, ele optou por fazer diferente e fazer a diferença na sua vida e na sociedade, tornando-se assim orgulho para sua família e referência para o mundo acadêmico, essa história irá inspirar muitos jovens, parabéns Rafael, você é um vencedor."

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 19/08/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.