terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

DELEGADO DIZ QUE PERÍCIA IRÁ DIZER SE TIROS QUE MATARAM VEREADOR PARTIRAM DE BANDIDOS OU VIGILANTES

Além das armas dos bandidos, Brown confirmou que os vigilantes também foram levados ao Cope

Grande quantidade de armas foram apreendidas (Foto: Flávia Barros – Banda B)

Chefe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), o delegado Rodrigo Brown de Oliveira falou no começo da noite desta terça-feira (6) sobre o início das investigações em torno da tentativa de assalto contra cinco carros-fortes na BR-376, em Palmeira, na região dos Campos Gerais. Pelo menos três pessoas morreram, incluindo dois inocentes. Além das armas dos bandidos, Brown confirmou que os vigilantes também foram levados ao Cope e que terão os instrumentos de trabalho apreendidos para perícia.

“As armas dos vigilantes também serão apreendidas para que possamos montar a dinâmica e verificar de onde partiram os disparos, assim poderemos dar um panorama do caso. É prematuro dizer que essas pessoas foram vítimas de uma ou outra força, tudo depende de balística. De qualquer forma, se aconteceu por parte de um vigilante, não foi a intenção e sim parte do serviço, mas se confirmado haverá uma responsabilização”, explicou o delegado.

Foto: Flávia Barros – Banda B

A hipótese de que o disparo que matou o vereador Elton Alexandre Aguiar Matta teria partido de um vigilante, foi feita por um colega da Câmara de Barra do Jacaré e sobrevivente da troca de tiros, o vereador Edival do Nascimento.

Além de Matta, um caminhoneiro foi o segundo inocente morto no local. Vereador da mesma cidade, Miguel Calixto foi socorrido e está em estado grave. A última vítima socorrida é mais outro caminhoneiro, que se recusou a atender ordens dos bandidos e atravessar o veículo na pista.

              INVESTIGAÇÃO

Segundo Brown, há indícios de que esses assaltantes que participaram da tentativa de roubo contra os carros-fortes possuem ligação com outros crimes parecidos. O delegado ainda confirmou que os dois presos e a perícia podem ajudar na identificação dos envolvidos. “Infelizmente, desde o ano passado, passamos a verificar o uso desse armamento ponto 50, que é comum no estado de São Paulo e tem um poder destrutivo bastante alto, também aqui no Paraná. Com certeza essa apreensão, além de evitar outros, vai propiciar que responsabilizemos esse pessoal por outros roubos”, disse o delegado.

Balanço aponta que cinco carros foram utilizados para o crime, com o provável envolvimento de pelo menos dez pessoas. Foram apreendidas duas carabinas ponto 50, dois fuzis, pistolas e uma grande quantidade de munições e explosivos já prontos para o uso.

A Polícia Civil suspeita que informações privilegiadas possam ter motivado a ação criminosa desta terça-feira.

               CERCO POLICIAL

Durante a coletiva de imprensa, o comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tenente-coronel Hudson Teixeira, confirmou que a operação ainda estava em andamento por volta das 18h. “Ainda temos informações de indivíduos na área de mata e o plano deles não deu certo primeiramente por conta da reação dos vigilantes e, em segundo lugar, pelo trabalho coordenado das forças de segurança. Eles são de alta periculosidade e seguimos procurando”, comentou.

Um dos suspeitos entrou em confronto com a Polícia Militar e morreu sete quilômetros distante do local.

Foto: Djalma Malaquias – Banda B

                        O CRIME

Os bandidos bloquearam a BR-376 na região da Colônia Witmarsum, entre São Luiz do Purunã e Ponta Grossa. Os pelo menos dez assaltantes tentaram arrombar os veículos e trocaram tiros com os vigilantes, na altura do quilômetro 536. Dois criminosos foram presos e um morre

                     NOTA DA CÂMARA

A Câmara de Barra do Jacará divulgou uma nota oficial sobre o incidente. Confira na íntegra:

A Câmara Municipal de Barra do Jacaré, vem, pela presente, prestar esclarecimentos a toda a população sobre os eventos recentes que envolveram os Vereadores Elton Alexandre de Aguiar Matta (PV), Edival do Nascimento (PR) e Miguel Calixto (PSD). Todos encontravam-se em viagem à Curitiba/PR para a realização de visitas à Casa Civil do Estado do Paraná, à Superintendência de Desenvolvimento Educacional e à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná.

Por um infortúnio, os Veradores foram surpreendidos por uma troca de tiros ocorrida durante uma tentativa de assalto a um comboio de carros-forte, atrás do qual trafegavam na BR-376, próximo à cidade de Palmeira/PR. Infelizmente os Vereadores Elton e Miguel foram baleados e, em decorrência disso, o Vereador Elton, de 36 anos, veio a óbito no local. Quanto ao Vereador Miguel, a Câmara Municipal de Barra do Jacaré informa que até o presente momento, encontra-se hospitalizado no Hospital Bom Jesus na cidade de Ponta Grossa/PR, sem informações precisas quanto ao seu estado clínico. O Vereador Edival não sofreu ferimentos.

A Câmara já deslocou representantes para o local e coloca seus préstimos à disposição.

Fonte: Felipe Ribeiro e Flávia Barros

"COMO QUASE SEMPRE NA AÇÃO DESSES BANDIDOS, GENTE INOCENTE ACABA SENDO ATINGIDA, VIVEMOS SITIADOS PELA VIOLÊNCIA E AÇÃO DE MARGINAIS."

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 06/02/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.