quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

INSTAGRAN DO JORNALISTA LEEW VASCONCELOS FOI HACKEADO NESTA SEGUNDA-FEIRA 27/12


Os criminosos estão usando a conta do Instagram do Leew para a aplicação de golpes, solicitando dinheiro para uma suposta ação solidária. Este tipo de golpe tem se tornado cada vez mais comum fazendo inúmeras vítimas em todo o país.

O jornalista Leew Vasconcelos pede aos amigos, conhecidos e fãs que desprezem as mensagens oriundas de sua conta do Instagram e denunciem o perfil para derrubá-lo e assim evitar maiores danos.

Fonte: Sistema Paraíso

'TODO CUIDADO É POUCO COM ESSES "PIRATAS" DA INTERNET.'

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 29/12/2021


SAPIRANGA: BAIRRO COM CONTRASTES SOCIAIS QUE SAIU DA 'PACIFICAÇÃO' ENTRE AS FACÇÕES PARA AS CHACINAS


A Sapiranga foi palco de mais uma matança, em plena celebração de Natal, no último sábado 25/12. O Bairro de Fortaleza, marcado por forte contraste social, saiu de uma "pacificação" entre facções criminosas para ter conflitos frequentes e ao menos duas chacinas, em um intervalo de seis anos. Segundo uma especialista em Segurança Pública, "a Sapiranga é um território importante para os acordos e desacordos das práticas de tráfico de drogas".

A "pacificação" selada no Ceará entre duas facções - sendo uma de origem carioca e a outra paulista - foi iniciada na Sapiranga, em março de 2015. Reportagem do Diário do Nordeste, publicada no ano seguinte, mostrava que o acordo diminuiu os homicídios em quase 50% em vários territórios da Capital, o que resultou na redução do efetivo policial nas regiões e, consequentemente, em mais liberdade para os criminosos cometerem delitos como tráfico de drogas e roubos de veículos.

Em um vídeo feito no Campo da Leda (que depois viria a se tornar o Campo do Alecrim), integrantes dos dois grupos criminosos comemoraram a "pacificação". "Uh é só na paz! Uh é só na paz!", gritaram os suspeitos, após uma reverência às comunidades que entraram em acordo e aplausos.
O principal articulador do pacto de paz entre as organizações criminosas, segundo as investigações policiais, era Alejandro Juvenal Herbas Camacho Júnior - irmão do principal líder da facção paulista no Brasil, Marcos William Herbas Camacho, o 'Marcola'. Alejandro teria vindo para o Ceará depois de deixar a prisão em São Paulo (onde estava detido com o irmão) e moraria junto da esposa, cearense, em uma mansão na Sapiranga.

Alejandro Júnior terminou preso em uma operação da Polícia Federal (PF) contra a organização criminosa e o tráfico internacional de drogas, em março de 2016. No fim daquele mesmo ano, as facções carioca e paulista acabaram com a trégua de paz nacional e voltaram a guerrear no Ceará, em busca de conquistar territórios rivais. Moradores da Sapiranga relataram tiroteios quase diários.

CONFLITOS ENTRE FACÇÕES E CHACINAS

A facção paulista foi dando espaço no Ceará para uma facção nativa, formada por dissidentes da primeira. Nos anos seguintes, as organizações criminosas cearense e carioca se digladiaram e dividiram os territórios de todo o Estado, inclusive com um recorde de homicídios registrado em 2017, mais de 5,1 mil casos.

Na Sapiranga, prevaleceu a facção carioca. A rivalidade e a intolerância entre os grupos motivou uma chacina ocorrida no Bairro, em novembro de 2017. Quatro adolescentes em conflito com a lei, que estavam internados no Centro de Semiliberdade Mártir Francisca, foram retirados do estabelecimento à força e executados. As vítimas residiam em bairros dominados pela facção cearense e, como tinham que cumprir as medidas socioeducativas no local, passaram a ser vistos como "intrusos".

Nos anos seguintes, o Bairro intensificou o contraste social, reunindo "ilhas de riqueza" (condomínios e casas de alto padrão) e "bolsões de pobreza" (favelas); ao passo que a facção carioca manteve o domínio do tráfico de drogas e a guerra entre os grupos criminosos arrefeceu de novo, segundo uma fonte da Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O último levantamento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos bairros realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coletados em 2010, aponta que Sapiranga tinha um IDH de 0,34, maior que alguns bairros limítrofes como Lagoa Redonda (0,25) e Sabiaguaba (0,27) e menor que Edson Queiroz (0,35), José de Alencar (0,38), Cambeba (0,52) e Parque Manibura (0,58).

A paz foi interrompida por um novo movimento da guerra entre as organizações criminosas. Segundo a fonte da SSPDS, houve uma dissidência dentro da facção carioca no Ceará, iniciada em Caucaia. A ideia se espalhou para Fortaleza e ganhou força na Sapiranga, onde o novo grupo criminoso começou a cobrar que antigos comparsas também "rasgassem a camisa".

Conforme as investigações iniciais da chacina cometida no Campo do Alecrim (antigo Campo da Leda, mesmo lugar onde teve a celebração da "pacificação"), na madrugada do dia 25 de dezembro último, a cobrança para "mudar de lado" resultou na matança, que teve como autores integrantes do novo grupo criminoso e como vítimas, membros da facção carioca. Seis pessoas foram mortas a tiros e outras cinco ficaram feridas.

TERRITÓRIO IMPORTANTE PARA OS ACORDOS E DESACORDOS

A socióloga Ana Letícia Lins, da Rede de Observatórios da Segurança, corrobora que "a Sapiranga foi palco de um intenso conflito que tem acontecido em menor e maior escala em outras localidades do Ceará, com especial atenção para Fortaleza e Região Metropolitana", referindo-se à dissidência da facção carioca. "Como a presença das facções e seus conflitos estão pulverizados, o cotidiano de violência é algo constante em várias periferias", acrescenta.

Nota-se que desde o início, quando começamos a ouvir sobre “facções” com maior frequência, especialmente no período da “pacificação” entre 2015 e 2016, que a Sapiranga é um território importante para os acordos e desacordos das práticas de tráfico de drogas. No entanto, o que o último acontecimento nos mostra é que as situações de violência têm perdurado por todo esse tempo."

Ana Letícia analisa que "desde a chacina do Benfica, em março de 2018, foi quebrada a ideia de que esses conflitos só vitimam pessoas ditas 'envolvidas' — o que não é justificativa". Pessoas sem antecedentes criminais, idosos e crianças acabam também sendo mortas.

"A nova forma de fazer o crime utiliza a matança em massa como forma de produzir poder contra um oponente. Esses conflitos continuam vitimando pessoas pobres e/ou negras, moradoras das periferias. A presença da violência armada e os intensos conflitos atinge essa população de forma contundente, restringindo sua circulação e a possibilidade de uma vida digna, além de proporcionar um cotidiano de medo e de precarização da vida", afirma.

Essa é a sétima chacina do Ceará no ano de 2021. "É preciso, frente a isso, questionar o que tem sido feito de forma permanente no campo da Segurança Pública para evitar que pessoas sejam assassinadas em situações como a da Sapiranga. Ano após ano continuamos a repetir que o policiamento de saturação e policiamento ostensivo não resolverá por si só os problemas enfrentados. É preciso investir em inteligência policial e ações de prevenção a essas ocorrências, para que não continuemos a repetir histórias de dor", finaliza a socióloga.

Fonte: Diário do Nordeste / Messias Borges e Emerson Rodrigues e Ana Letícia Lins

'ESTAMOS JOGADOS ÀS TRAÇAS, SÓ DEUS É POR NÓS.'

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 29/12/2021

POLÍCIA CONFIRMA QUE CHACINA NA SAPIRANGA FOI PRATICADA POR DISSIDENTES DE FACÇÃO

Vídeo gravado na festa onde chacina ocorreu, minutos antes do crime, mostra homem circulando com uma arma longa (foto: Reprodução/Vídeo enviado por leitor via Whatsapp)

As investigações da Polícia Civil confirmaram a versão de que a chacina ocorrida na Sapiranga, na madrugada do último sábado, 25, foi motivada pelo racha dentro da facção Comando Vermelho (CV). Como O POVO havia mostrado na edição de domingo, 26, dissidentes do CV da Sapiranga “rasgaram a camisa” da facção e passaram a se intitular “Neutros” ou “Massa”. A chacina, ocorrida durante uma festa em um campo de futebol da comunidade do Alecrim, deixou seis mortos. 

Nas oitivas já realizadas no inquérito que investiga o caso, testemunhas contaram que o crime foi praticado pelos “neutros” da chamada “Tropa da Fronteira”, organização criminosa da comunidade localizado ao lado do Alecrim. Eles pertenciam ao CV, mas aderiram à “Massa”. O alvo deles eram integrantes da "Tropa do Alecrim", que permaneceram ligados ao CV.

O mais completo depoimento é de uma testemunha que diz que os criminosos teriam chegado ao local do crime mandando que todos deitassem no chão e dizendo que iriam matar todos aqueles não deixassem o CV. A mesma testemunha disse ter visto várias pessoas sendo seguradas pelos assassinos. Além disso, a fonte afirmou que os integrantes da Tropa da Fronteira passaram a rondar os becos da comunidade atirando e falando que quem não aderisse à Massa deveria deixar o bairro, caso contrário seria morto.

Por fim, ele disse que a disputa da área estava se “acirrando” há alguns dias. Já na sexta-feira, 24, a testemunha disse “estranhar” uma movimentação na região de faccionados armados em carros, o que já "prenunciava alguma investida criminosa mais incisiva". Conforme a fonte, Rael era o principal alvo da chacina, já que chefiava a “Tropa do Alecrim” e não queria deixar o CV. Assim, um outro frente da “Tropa do Alecrim” teria se unido ao chefe da Tropa da Fronteira e articulado o crime.

Rael é Israel da Silva Andrade, de 24 anos. Além dele, foram mortos: André Alexandre Rodrigues, Mateus Ribeiro dos Santos, Ederlan Fausto, John Lennon Holanda e uma mulher ainda não identificada.

Já os presos são: Antônio Gabriel Sousa da Silva, Alessandro Vieira da Silva, Gabriel Sousa Freitas, Charles Dantas Oliveira, Mateus Acelino da Silva, Thiago Farias de Lima e Mateus Aguiar de Sousa. Todos foram submetidos a audiência de custódia e tiveram a prisão mantida. Outros três adolescentes foram apreendidos.

Conforme depoimento de inspetores, a Polícia chegou até os suspeitos após identificar que um deles, Alessandro, usava tornozeleira eletrônica, cujo monitoramento foi desligado instantes após o crime. Os policiais foram até o último local onde a presença de Alessandro foi identificada, um terreno onde criminosos costumam guardar armas. Ao chegar no local, os policiais se depararam com homens correndo para várias casas. Na fuga, eles teriam se livrado de armas e celulares. Oito pessoas foram encontradas em duas casas.

Os outros presos, Thiago e Mateus, foram localizados momentos depois. No momento da prisão, Mateus foi baleado. Ele teria tentado tomar a arma de um policial e foi atingido na perna.

Testemunhas reconheceram os suspeitos. Antônio Gabriel chegou a ser flagrado em um vídeo — feito em plena festa, momento antes da chacina — portando uma pistola acoplada a um adaptador que dava à arma aparência de rifle. A Polícia Civil também menciona que, nas redes sociais, passaram a circular postagens atribuídas a integrantes do CV com as fotos dos suspeitos, jurando-os de morte.

Nenhum dos suspeitos confessou participação no crime. Alguns chegaram a afirmar que também foram vítimas dos criminosos. É o caso de Antônio Gabriel, que disse ter chegado a atirar contra os assassinos. Já Gabriel disse que estava em uma praça a poucos metros dali no momento do crime, assim como Mateus. Charles disse que estava e correu no momento do crime.

Além dos presos, pelo menos, mais 12 suspeitos de participação na chacina foram identificados pela Polícia.

Fonte: O Povo Online

'ONDE O ESTADO É AUSENTE, O CRIME É PRESENTE.'

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 29/12/2021

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

COMPANHEIRO DA JOVEM MORTA EM UBAJARA É PRESO DURANTE AÇÃO DA PM E PC


A Polícia Civil informa que investiga uma ocorrência que resultou na morte de uma jovem de 18 anos, identificada como Tamylles Oliveira da Silva, registrada na manhã desta segunda-feira 27/12, na localidade de Sítio Carpina, zona rural de Ubajara.

Conforme as apurações iniciais, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo dentro de casa por homens que invadiram sua residência. Ainda conforme as investigações, os homens estariam à procura da mulher e de seu companheiro, que seria integrante de um grupo rival e envolvido em homicídios na região.

Já na manhã de hoje, em ação conjunta entre Polícia Militar e Policia Civil, o companheiro da vítima foi preso. Ele estava com mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio e organização criminosa. Outros suspeitos também foram conduzidos a Delegacia para averiguação. As diligências sobre o caso seguem em andamento.

DENÚNCIAS

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o (88) 3671-9328, o número da Delegacia Regional de Tianguá.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Fonte: Ibiapaba 24hs

'ONDE O ESTADO É AUSENTE, O CRIME É PRESENTE.'

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 27/12/2021

MATANÇA NA SERRA DA IBIAPABA

                                          




Uma jovem de 18 anos foi executada com vários disparos de arma de fogo no início da manhã desta segunda-feira 27/12 em Ubajara.

O crime ocorreu no interior de um imóvel na localidade de Carpina (distrito de Nova Veneza).

De acordo com informações, a vítima identificada como Tamylles Oliveira da Silva, estava em casa quando teve a residência invadida por indivíduos armados. Ela foi atingida com vários disparos e morreu no local. Em seguida os criminosos fugiram em um veículo de cor branca.

Equipes da Polícia Militar e Polícia Civil realizam diligências na região em busca de capturar os envolvidos no homicídio.

A Polícia Civil está investigando a autoria e a motivação do crime.

Fonte: Portal Ibiapaba 24h

PROJETO DE DEPUTADA PREVÊ O "FURTO POR NECESSIDADE" SEM PUNIÇÃO PELO CÓDIGO PENAL

Parlamentar do PSOL apresenta polêmico PL que descriminaliza o furto de alimentos por quem passar fome

Crédito: Câmara dos Deputados
Crédito: Câmara dos Deputados

Com 27 milhões de pessoas em situação de miséria no País e com poucas condições de se alimentar, segundo dados oficiais da FGV, a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) tomou uma atitude polêmica na prerrogativa do cargo. Apresentou um projeto de lei que, em suma, descriminaliza o furto de alimentos.

O PL 4540/2021, recém protocolado na Mesa da Câmara dos Deputados, prevê alteração do Código Penal e a descriminalização do ato de furto de alimentos por fome. O novo texto do Artigo 155 apresentado prevê os termos “furto por necessidade” e “furto insignificante” – com punição leve, apenas de multas, a depender do caso.

Mas o projeto já causa polêmica entre deputados da base e até da oposição – e entre internautas. No portal da Câmara, no link para o projeto, 96% dos votantes já se dizem contra até este momento. O texto ainda prevê que não há crime em caso de reincidências. A proposta está na mesa do presidente Arthur Lira para despacho para tramitação às comissões da Casa.

A Coluna procurou por telefone o gabinete da deputada e sua assessoria para um posicionamento além do justificado na ementa. Aguardamos a resposta.

Nesta quinta à tarde, a deputada enviou a seguinte justificativa sobre a proposta: “É muito triste saber que pessoas são presas por tentar resolver, de forma imediata, o problema da fome de sua família. Por tentar amenizar a dor que é não ter um prato de comida. A pandemia encontrou e aprofundou uma conjuntura de vulnerabilidade socioeconômica, que conjugava já altas taxas de desemprego e precarização no mundo do trabalho e um processo inflacionário, penalizando, principalmente, as famílias mais pobres. Mais da metade da população sofre com algum grau de insegurança alimentar. São cerca de 20 milhões de brasileiros que não têm o que comer em suas casas. Essa escalada da miséria e da fome no Brasil coloca novamente em evidência o problema dos furtos de itens básicos e de pequeno valor e do chamado furto famélico, isto é, o furto de alimentos destinados a satisfazer necessidades vitais básicas e imediatas. Esse PL vem de forma a considerar essa realidade tão dramática, com o intuito de incidir na redução da população carcerária e corrigir a desigualdade de tratamento entre crimes”.

POR QUE ESTÁ CHOVENDO TANTO NA BAHIA? VEJA PREVISÃO DE TEMPO

VOLUME DE CHUVA DEVE SER REDUZIDO


Durante este domingo 26/12, o céu se manteve nublado e encoberto com chuvas em quase todo o estado. A partir desta segunda 27/12, o tempo começa a melhorar e as chuvas, apesar de continuarem, têm redução de volume. A previsão é de céu encoberto e pancadas de chuva na região preenchida pela cor verde mais escura no mapa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 


(Ilustração: Inmet)

A meteorologista do Inmet, Cláudia Valéria, explica que essas chuvas podem ser explicadas pelo fenômeno que acontece todos os anos chamado de Zcas, Zona de Convergência do Atlântico Sul, intensificado pelo La Niña.

“É um grande corredor de umidade que fica sobre o Estado, passando pelo oeste, Vale do São Francisco, sudoeste e sul. Este ano, por conta da maior influência do La Niña, esse fenômeno está intensificado e mais frequente, provocando chuvas mais volumosas e com maior duração”.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

A Bahia tem, até as 19h deste domingo 26/12, 72 municípios em situação de emergência. Até sábado, 25 cidades faziam parte da lista, mas o governador Rui Costa reconheceu outras 47 nesta condição neste domingo. Do total de 72 cidades, 58 delas estão também em situação de crise por conta das enchentes.

Passam a fazer parte da lista os municípios de Anagé, Angical, Arataca, Aurelino Leal, Barra do Choça, Belo Campo, Brejolândia, Caatiba, Caetanos, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Cotegipe, Dário Meira, Firmino Alves, Floresta Azul, Gandu, Governador Mangabeira, Ibicaraí, Ibipeba, Igrapiúna, Iguaí, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itapé, Itapetinga, Itapitanga, Itaquara, Itororó, Jequié, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino, Marcionílio Souza, Milagres, Pau Brasil, Poções, Santanópolis, Santa Inês, Sapeaçu, Ubaíra, Ubatã, Uruçuca, Valença, Vitória da Conquista e Wanderley. 

Já estavam em situação de emergência as cidades de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Encruzilhada, Guaratinga, Ibicuí, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.

DESABRIGADOS

De acordo com os dados repassados pelos municípios e totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o estado tem 16 mil e um (16.001) desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos.  A divulgação dos números ocorreu durante reunião de monitoramento e alinhamento, realizada na base de apoio às vítimas das chuvas, montada em Ilhéus, na região Sul, no fim da tarde deste domingo 26/12. 

O número de feridos (286) não foi alterado, em relação ao boletim anterior, por falta de informações atualizadas. A população total afetada é estimada em 430.869 pessoas. Participaram da reunião o governador Rui Costa, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, o superintendente da Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Miguel de Almeida filho, e outras autoridades e representantes dos órgãos de apoio e socorro às cidades afetadas.

'QUE DEUS AJUDE, E PROTEJA NOSSOS IRMÃOS BAIANOS.'

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 27/12/2021

UBAJARA - POLÍCIA REALIZA OPERAÇÃO PARA CONTER ONDA DE VIOLÊNCIA

                           

Em uma ação rápida da Polícia Civil, sete pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira 27/12 em Ubajara-CE. 

As pessoas presas são suspeitas de que envolvimento no homicídio da jovem Tamiles Albuquerque, que foi executada com dezenas de tiros no início da manhã.

A Polícia civil vêm desenvolvendo um trabalho incansável de inteligência, no intuito de efetuar as prisões dos envolvidos em tantas mortes no município e região e já vem mostrando resultados positivos.

Fontes:Ubajara Notícias

'ONDE O ESTADO É AUSENTE, O CRIME É PRESENTE.'

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 27/12/2021

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

A LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE É UMA VERDADEIRA ABERRAÇÃO JURIDICA


Muita gente é revoltada, com o fato de uma pessoa que comete o crime ao ser presa, ter o direito de cobrir o rosto, imagina você pode ter um estuprador próximo ao seu filho ou filha que você não sabe, por que quando ele foi preso, ele teve o direito de cobrir o rosto, não é culpa da polícia vamos deixar claro isso, isso tudo ocorre hoje por causa de uma Lei que foi levada ao congresso por um individuo que todos nós conhecemos como Renan Calheiros, quem por incrível que pareça não conhecer esse elemento, basta ir no Google que você irá ter acesso a processos e acusações que ele responde ou já respondeu, mas lembrando que esse sujeito está muitos anos no poder, graças ao voto democrático do povo, portanto a culpa é do povo de elementos como esse se perpetuar por tantos anos no poder, logo abaixo você vai ler um pouco sobre essa lei que é uma completa aberração jurídica. 

lei de abuso de autoridade é uma norma legal brasileira que decorre da aprovação do projeto de lei apresentado no Senado Federal do Brasil em 2016 pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), debatido e levado à pauta no Congresso Nacional. O projeto, que modifica a lei dos crimes de abuso de autoridade, foi aprovado em 26 abril de 2017 no Senado Federal por 54 votos favoráveis e 19 contrários. A preposição recebeu esta aprovação inicial após o relator Roberto Requião (PMDB-PR) recuar e retirar do texto pontos que poderiam intimidar juízes e investigadores.

LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE PROÍBE DIVULGAÇÃO DE NOMES E IMAGENS DE PRESOS

Entrou em vigor na última sexta-feira 03/12, a nova “Lei de Abuso de Autoridade” com definições e detalhes sobre os crimes de abuso de autoridade que não devem ser cometidos por agentes públicos e servidores no exercício da função. De acordo com o que exige a legislação (Lei Nº 13. 869, de 5 de setembro de 2019), as Polícias Civil e Militar não podem mais divulgar identidades e imagens de pessoas detidas, nem mesmo fotos de costas ou iniciais dos nomes.

A Polícia Civil do DF (PCDF) destaca que antes das alterações da “Lei de Abuso de Autoridade” já havia, por parte da corporação, o cuidado em não expor indevidamente a imagem de presos. “O artigo 4º da Lei 4.898/65 já vedava esse tipo de exposição: “Constitui abuso de autoridade submeter a pessoa sob sua guarda ou custódia a vexame ou a constrangimento não autorizado em lei”.

De acordo com o Delegado Jarbas Coutinho, diretor da Divisão de Comunicação Social da PCDF, a nova lei detalhou e impôs penas mais rígidas ao abuso de autoridade. “Nosso trabalho sempre se pautou no cumprimento do ordenamento jurídico brasileiro, pois todas as divulgações se nortearam no interesse público e no direito à informação, este garantido constitucionalmente”.

A principal mudança, porém, será a de não divulgar imagens, ainda que de costas ou com “borrão”, nomes e iniciais de nomes. No caso dos foragidos, só haverá divulgação com mandados de prisão decretados pela Justiça. Darbas ressalta que tais precauções visam assegurar que “nenhum policial seja punido pelos ditames da nova legislação, de todo modo, o interesse à informação pública será devidamente assegurado”, esclarece o delegado.

A Polícia Militar do DF (PMDF) também afirmou já cumprir o previsto na Lei Nº 4.898/2005, que limita a exposição da imagem e da identidade de presos. Como a corporação tem as ações pautadas nas leis e regulamentos previstos na legislação vigente, não serão mais divulgadas imagem, identidade, nem mesmo iniciais de nomes ou fotos de costas e borradas, conforme o previsto nos artigos 13, 28 e 38 da Lei. Ainda de acordo com a PMDF, os policiais estão sendo orientados sobre os detalhes da nova legislação.

 O QUE DIZ A NOVA LEI

O artigo 13 proíbe “constranger o preso ou detento, mediante violência, grave ameaça ou redução de sua capacidade de resistência a exibir-se ou ter seu corpo ou parte dele exibido à curiosidade pública”. Já o artigo 28 veda a “divulgação ou trecho de gravação com prova que se pretenda produzir, expondo a intimidade ou a vida privada ou ferindo a honra ou a imagem do investigado ou acusado”. A pena para o agente que infringir os termos dos artigos é de um a quatro anos e multa.

Na mesma legislação, o artigo 38 impede “antecipar, por meio de comunicação, inclusive rede social, atribuição de culpa, antes de concluídas as apurações e formalizada a acusação”. A lei trata ainda de outros assuntos do tema, como a entrada de autoridades em residências sem prévia autorização judicial ou fora dos procedimentos previstos em lei e a modificação de locais de crimes.

'COMO LEIGO NÃO SEI SE PODE, MAS TORÇO QUE UM DIA REVEJAM E MUDEM ESSA LEI QUE SÓ FAVORECE AOS BANDIDOS, TANTO OS DE COLARINHO BRANCO, COMO OS BANDIDOS QUE LEVAM TERROR À PERIFERIA.'

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 23/12/2021



DECRETO INSTITUI PLANO NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO FEMINICÍDIO

                                  Presidente Bolsonaro assinou decreto nesta noite.

O presidente Jair Bolsonaro assinou ontem 20/12 decreto que institui o Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio (PNEF). Em nota, o Palácio do Planalto informou que o plano busca integrar as ações e políticas do governo em diversos setores para combater e prevenir as mortes decorrentes de as vítimas serem do sexo feminino. O decreto será publicado nesta manhã no Diário Oficial da União.

Além de reforçar as políticas nacionais de enfrentamento a todas as formas de feminicídio, o decreto estabeleceu outras metas. O texto prevê a articulação da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres; a promoção de ações que conscientizem a sociedade sobre a violência contra as mulheres; a ampliação das possibilidades de denúncia; a melhoria da gestão da informação sobre violência contra as mulheres; e a instituição de políticas de responsabilização, educação e monitoramento dos autores de violência contra o sexo feminino.

Do lado das vítimas, o plano pretende garantir direitos e promover a assistência integral, humanizada e não revitimizadora às mulheres em situação de violência. O plano pretende estender as mesmas ações às vítimas indiretas e aos órfãos.

O plano prevê a articulação entre diversos setores do Poder Executivo (educação, saúde, assistência social, segurança pública), assim como atores do Sistema de Justiça, do Poder Legislativo e da sociedade civil. “Por meio da cooperação entre diferentes órgãos e poderes, busca-se garantir a implementação do ciclo completo da política pública e a integralidade das ações de enfrentamento ao feminicídio”, concluiu a nota do Palácio do Planalto.

'A MULHER É VIOLENTADA TODA VEZ QUE ALGO LHE É IMPOSTO, É VIOLADA EM SUA INDIVIDUALIDADE E SUA DIGNIDADE, UMA VEZ QUE PERDE O PODER DE DECISÃO SOBRE SEU CORPO.'

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 23/12/2021

BRUTAL: MÃE E FILHA DESAPARECEM APÓS BANHO DE CACHOEIRA E SÃO ENCONTRADAS MORTAS, SEMANAS DEPOIS

hXjoMgS

A Polícia Civil do Distrito Federal encontrou, na tarde desta segunda-feira 20/12, os corpos de mãe e filha desaparecidas na região do Sol Nascente, na tarde de 9 de dezembro. Segundo o delegado Vander Braga, da 23ª DP, de Ceilândia, os cadáveres estavam perto de uma cachoeira, cobertos com folhas. “Há 90% de chances de ser homicídio”, diz delegado.

A polícia chegou a falar em crime, mas também não descartava a possibilidade de mãe e filha terem ido embora do Distrito Federal, para o Maranhão. A família, no entanto, não acreditava nessa hipótese. As duas haviam deixado celulares, documentos e dinheiro em casa. Nesta segunda-feira, a irmã de Shirlene, Shirley Vieira da Silva, que insistia nas buscas na região, que é considerada perigosa, confirmou que os corpos encontrados são de mãe e filha e que elas não morreram afogadas. “A gente não sabe de nada, só que foi crime. Os corpos estavam enterrados e, como choveu, a terra soltou”, disse Shirley.

CORPO CARBONIZADO É ACHADO DENTRO DE PORTA MALAS DE CARRO NA ZONA RURAL

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira 20/12, um corpo foi achado carbonizado dentro do porta malas de um carro incendiado, em Varjota, município a 297 km de Fortaleza. A polícia foi acionada e as chamas foram controladas por bombeiros civis com o auxílio de um carro-pipa.

O secretário de Segurança Pública do município, Tenente Linha Dura, afirmou que o ocorrido pode ter sido queima de arquivo e ter ligação com operações policiais deflagradas anteriormente, onde foram realizadas prisões e apreensões.

As investigações estão em andamento e ainda não há informações oficiais sobre a identidade da vítima nem do proprietário do veículo. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Sobral, onde a Perícia Forense realizará os devidos procedimentos.

Fonte: Thiago Rodrigues

'NOSSO ESTADO ESTÁ NAS MÃOS DA BANDIDAGEM.'

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 23/12/2021




Moradores da localidade de mulungu zona rural de Santana do Acaraú, estão chocados com a cena de terror que presenciaram na madrugada de hoje 21/12. 

Cerca de 8 indivíduos chegaram na localidade, arrombaram uma residência, onde estavam dois jovens identificados por Edigleison e Yago (tio e sobrinho), e o executaram. Segundo informações colhidas pela equipe do site O SOBRALENSE, no local foram ouvidos entre 20 a 30 tiros. Após o crime os indivíduos fugiram. A polícia foi comunicada sobre o caso e segue trabalhando para elucidar o crime.

Fonte: O Sobralense

'MAIS VITIMAS DESSA GUERRA INSANA, QUE TOMOU CONTA DE SOBRAL.'

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 23/12/2021

ADOLESCENTE MORRE AO SOFRER DESCARGA ELÉTRICA AO USAR O CELULAR COM O CARREGADOR NA TOMADA


O adolescente Max Willyan dos Reis Gomes, de 14 anos, morreu após receber uma descarga elétrica ao usar o celular enquanto o aparelho estava carregando em uma extensão. O caso aconteceu na noite do último sábado, 18, em Alexândria, no Distrito Federal.

Max estava com familiares em uma chácara a cerca de 5km da cidade. Segundo os socorristas, a família contou que o adolescente estava nos fundos da casa, carregando o telefone com o auxílio de uma extensão e mexendo no aparelho no momento que tomou o choque elétrico.

Testemunhas contaram à Polícia Militar que escutaram um barulho forte e viram que o adolescente tinha sido arremessado alguns metros do local da descarga. 

Fonte: OpovoO adolescente Max Willyan dos Reis Gomes, de 14 anos, morreu após receber uma descarga elétrica ao usar o celular enquanto o aparelho estava carregando em uma extensão. O caso aconteceu na noite do último sábado, 18, em Alexândria, no Distrito Federal.

Max estava com familiares em uma chácara a cerca de 5km da cidade. Segundo os socorristas, a família contou que o adolescente estava nos fundos da casa, carregando o telefone com o auxílio de uma extensão e mexendo no aparelho no momento que tomou o choque elétrico.

Testemunhas contaram à Polícia Militar que escutaram um barulho forte e viram que o adolescente tinha sido arremessado alguns metros do local da descarga. 

Fonte: OPOVO

'MAIS UM CASO QUE SERVE DE ALERTA PARA NÓS PAIS.'

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 23/12/2021



NOVA ORDEM MUNDIAL, ACORDA BRASIL!!!!


O Brasil se coloca praticamente sozinho contra a Nova Ordem. Nosso presidente é um visionário corajoso, mas ciente do que enfrenta. Os países mais ricos do mundo estão unificados sob um poder ainda maior, que tem uma agenda para conquistar o mundo todo sob sua ditadura genocida e eterna. Logo as posições estarão claras do mundo inteiro contra nós, o país mais rico do mundo, capaz de sustentar e enriquecer todos os outros, e desde o princípio usurpado.

Se quisermos ter a CHANCE de um futuro (não apenas sobreviver, mas não sermos escravizados definitivamente a algo que será a pior tirania que já houve), devemos acordar como nação e como espíritos, pois a luta pela justiça purifica o espírito. Devemos enxergar que logo combateremos contra todos os poderes do planeta, que não guardam para nós espaço algum em suas preocupações e "solidariedade"...

Nosso tempo é curto para despertarmos em atitude ENÉRGICA de represália aos abutres internacionais, que estão aliados aos ratos da política nacional.

O país todo precisa assumir uma consciência e postura militar, aguardando algo brutal que certamente virá. Temos que estimular o patriotismo e a honra da nação contra a Nova Ordem, os corruptos, o socialismo, a vaChina, e seu passaporte da morte. Temos que enxergar com DISCERNIMENTO as manobras que sempre são encobertas pelo manto da "segurança e amor à coletividade". Temos que enxergar o Mal nas falas que soam amorosas "como o azeite"... Temos que ASSUMIR uma postura irresoluta e ASSUSTADORA aos inimigos internacionais, e EXPURGAR com urgência os ratos traiçoeiros da política.

A religião NÃO PODE estimular a letargia no ÍMPETO de lutar pela justiça! NÃO HAVERA FUTURO AOS FRÁGEIS a partir de agora! 

O que se une contra nós são os maiores e mais negros poderes da Terra. Só uma atitude apaixonada, ininterrupta e honrosa vai conceder um futuro aos nossos filhos. O culto aos efêmeros prazeres materiais deve ser eliminado, ou NÓS seremos eliminados... Há uma abundância inimaginável na Amazônia, que os abutres mundiais se preparam para usurpar. E eles não hesitarão em nos executar em massa (por isso a vacina que chamam de vaChina...).  Busquem as medidas de anular essa imposição perante a vacina, pois vamos precisar de todos os braços e cérebros contra a tirania definitiva mundial.
Se o Brasil cair, O MUNDO TODO CAI, definitivamente! 

'ESSE TEXTO, PRECISA SE ESPALHAR, ENTRE OS BRASILEIROS QUE QUEIRAM VIVER, SOB A LIBERDADE E A DIGNIDADE.'

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 23/12/2021

sábado, 18 de dezembro de 2021

HOMEM ACUSADO DE MATAR EX-NAMORADA A FACADAS EM FORTALEZA-CE É CONDENADO A 15 ANOS DE PRISÃO

Um homem acusado de matar a facadas a ex-namorada foi condenado pela Justiça a 15 anos de prisão. O crime aconteceu em 2018, em um salão de beleza em Fortaleza-CE. A sentença foi definida nesta quarta-feira dia 15 de dezembro 2021, na 1ª Vara do Júri de da capital cearense.

Francisco Cleiton Lima da Silva vai responder por feminicídio com qualificadores de feminicídio, motivo torpe e recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima. 

A vítima, Ednuzia Maria Anselmo da Silva, foi a um salão de beleza onde o acusado estava conversando com amigos. Ao chegar ao local, ele a indagou sobre o paradeiro de um homem com quem ela estaria se relacionando. 

Ao responder que o homem não estava com ela, o acusado a atingiu com três facadas na região do tórax, costas e axilas.

TRABALHADOR PODERÁ RECEBER R$ 10 MIL EM CORREÇÃO DO FGTS


Se o pagamento do décimo terceiro salário (também chamado de Gratificação de Natal) - certo para trabalhadores assalariados no regime CLT - já é tido como uma ótima notícia de final de ano, o que dizer da correção monetária do FGTS que está em análise no STF? Pois é, a estimativa é que milhões de brasileiros possam ter direito a correções, que em média poderão gerar cerca de R$ 10 mil para cada pessoa.

QUEM TEM DIREITO A ISSO?

Caso a decisão do Supremo Tribunal Federal seja favorável, teriam direito de receber a diferença de correção monetária acumulada no período os profissionais que tiveram saldo em suas respectivas contas de FGTS de 1999 para cá - os valores, é claro, são maiores conforme o tempo de trabalho, o salário e o tempo em que o mesmo ficou depositado.

Isso porque o processo em tramitação no Supremo reivindica a substituição da Taxa Referencial (TR) como fator de correção monetária do FGTS por um índice de inflação. E essa decisão, caso favorável, provocará efeitos retroativos para todos os trabalhadores de carteira assinada.


QUANTO CADA UM RECEBERÁ?

Apesar de as contas serem individuais, em média, cada trabalhador tem cerca de R$ 10 mil para receber.

Os trabalhadores podem consultar o valor de sua revisão enquanto aguardam o debate deste tema na Corte superior, através do serviço de cálculo automatizado desenvolvido pela lawtech Loit - do advogado Antônio Maia. A ferramenta é gratuita e pode ser ser acessada por meio do site.


O QUE É FGTS?

Em resumo, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um fundo criado com o objetivo de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa.

Fonte: Yahoo

'QUALQUER DINHEIRO, SERÁ BEM VINDO NESTE MOMENTO.'

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 18/12/2021

ARRASTÃO: LOJA DO SOBRAL SHOPIING TEM TODAS AS MERCADORIAS FURTADAS


A loja Fenex Store, tipo quiosque de venda de celulares, localizada no Sobral Shopping, teve toda sua mercadoria furtada na noite dessa terça-feira (14/12), de acordo com os sócios proprietários. Alan Wagner, um dos sócios da loja, disse que ficou sabendo do furto através de seu funcionário, que por volta das 10h, ao chegar para trabalhar, percebeu o cadeado arrebentado e que as mercadorias tinham sido furtadas.

O Portal Paraíso falou com Alan Wagner que disse estar muito abalado e não sabe como será seu dia amanhã. “Estou aqui a base de calmante. No primeiro momento ficamos sem saber o que fazer e não podíamos mexer porque tínhamos que esperar a polícia chegar para fazer a perícia. Depois da perícia vimos que foi furtado tudo, um prejuízo em torno de R$ 250 mil. Ainda vamos catalogar para termos esse valor preciso” disse Alan Wagner.

Alan Wagner um dos sócios proprietários da Fenex Store

Vinícius Lopes, o outro sócio da empresa, disse que o Shopping, de início, se recusou a lhes entregar as imagens de videomonitoramento, mas depois entregou para a Polícia Civil. Os proprietários disseram ainda que já é a segunda vez que a loja tem suas mercadorias furtadas. “A primeira vez foi dia cinco de setembro quando tivemos 13 aparelhos furtados, prejuízo foi de R$ 70 mil e a gerência do Shopping se encarregou de resolver o caso, mas nada foi feito, não ressarciu e ficou por isso mesmo. Desta vez o shopping nos fez a mesma proposta, mas não aceitamos.” disse Alan Lopes.

O Portal Paraíso falou com o Delegado Municipal Rodrigo Ribeiro que estava acompanhando a perícia no shopping. “Ao tomarmos conhecimento desse crime imediatamente já convertemos o B.O. em Inquérito Policial, já determinamos a perícia e estamos trabalhando para dá uma resposta à sociedade. Já ouvimos as vítimas e já começamos a investigação” disse o delegado municipal.

Sobre os arrombamentos que os comerciantes do Centro de Sobral têm sido vítimas, o Dr. Rodrigo Ribeiro disse que a Polícia Civil de Sobral está bastante atenta para estes casos e a maioria que chegou à Delegacia tem sido solucionado. Por volta das 15h surgiu comentários nas redes sociais de que havia uma pessoa armada dentro do shopping, mas nada foi confirmado pela polícia.

Outro caso de furto aconteceu na madrugada desta quarta-feira (15/12), por volta das 3h, quando bandidos invadiram mais uma loja do Centro de Sobral. Desta vez foi a Casa Rui Aragão que vende produtos agropecuários localizada na rua Viriato de Medeiros. De acordo com Rui Aragão Filho, um dos proprietários, as imagens de videomonitoramento mostram apenas um bandido na ação criminosa. O comerciante afirma que já é a segunda vez que a loja é invadida.

Rui Aragão Filho, um dos proprietários da loja de produtos agropecuários

“Eu estava em casa quando ligaram para mim às 3h da manhã dizendo que a loja tinha sido arrombada. O quarteirão na madrugada está praticamente vazio e sem segurança, quase todas as lojas estão sendo roubadas. A polícia faz a parte dela, mas a justiça solta. A gente pede segurança, mas infelizmente não é atendido” disse Rui Aragão Filho.

Por Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso

CAROL PORTALUPPI RELATA ASSÉDIO NO RJ: 'NUNCA ME SENTI TÃO IMPOTENTE.'

Carolina Portaluppi - Reprodução/Instagram
Carolina Portaluppi: Reprodução/Instagram

Carol Portaluppi relatou ter sofrido um assédio no Rio de Janeiro na noite de ontem. A modelo, filha de Renato Gaúcho, disse que um homem "enfiou uma garrafa" em seu bumbum.

"Eu estava andando na rua no Leblon, aqui no Rio de Janeiro, um homem veio, falou umas coisas para mim que eu nem consegui prestar atenção, passou uma garrafa d'água e enfiou na minha bunda", contou a influenciadora nos Stories.

[object Object] - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Story de Carol Portaluppi
Imagem: Reprodução/Instagram

"Eu fiquei tão assustada na hora que eu não tive reação, só consegui continuar andando. A rua tava cheia, ninguém fez nada. Eu não sei se as pessoas se assustaram, eu nunca me senti tão impotente na minha vida. Minhas pernas tremendo muito... Vontade de gritar, sabe? Pedir ajuda... Ao mesmo tempo, continuei andando e mantive a calma", relatou.

Por fim, Carol disse que não estava conseguindo falar direito sobre o ocorrido. "Realmente me abalou muito. Eu me senti bem agredida, bem assediada", lamentou.

Fonte: Splash

'LAMENTÁVEL O OCORRIDO COM A CAROL, ESPERO QUE ESSE ELEMENTO SEJA IDENTIFICADO, E PAGUE PELO CRIME QUE COMETEU.' 

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 18/12/2021


VIGILANTE DE FÉRIAS NO CEARÁ REAGE A ASSALTO E É MORTO A TIROS NA FRENTE DO FILHO DE 6 ANOS

Um vigilante de 48 anos foi morto a tiros na frente do filho de 6 anos ao reagir a um assalto no Bairro Vila Peri, em Fortaleza-CE, na noite desta quinta-feira dia 16 de dezembro 2021. A vítima é cearense, morava há 20 anos em São Paulo e estava de férias na capital cearense.

Conforme o irmão da vítima, que não quis informar a identidade, ele, o vigilante Antônio Holanda de Moura, o sobrinho e outras duas pessoas estavam em uma casa onde funciona um bar, no cruzamento das ruas Costa Freire com Raimundo Neri.

Segundo o parente, Antônio falava ao celular com a mulher, que está em Pernambuco visitando a família, quando foi abordado por dois criminosos em uma moto, que mandaram ele entregar o aparelho. O vigilante não quis entregar o telefone e foi baleado pelos suspeitos, que fugiram levando o objeto.

Equipes da Polícia Militar, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local e fizeram os primeiros levantamentos sobre o caso, que será investigado pela Polícia Civil.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

VIOLÊNCIA SEM FIM EM SOBRAL: HOMEM É ASSASSINADO A BALA NO BAIRRO SUMARÉ

Um crime de homicídio foi registrado na noite deste domingo 12/12, por volta das 18h no Bairro do Sumaré.

Um homem identificado por James do Nascimento, 46 anos , foi atingido com vários tiros após ter sido abordado por dois indivíduos que ocupavam uma motocicleta. A vítima ainda foi socorrida para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

Os criminosos fugiram após o crime, tomando destino ignorado.

A Polícia Civil está investigando a autoria e a motivação do crime.

Sobral já registra 110 homicídios dolosos no corrente ano.

Fonte: Olivando Alves

'ESTAMOS JOGADO ÀS TRAÇAS, A VIOLÊNCIA DOMINOU NOSSA CIDADE.'

COMA TUTELA COMPARTILHADA DE LÉO, COMO FICA A HERANÇA MILIONÁRIA DE MARÍLIA MENDONÇA?


Após a morte trágica de Marília Mendonça em um acidente aéreo, Ruth Moreira, mãe da cantora, se pronunciou a respeito do futuro de Léo. A criança, de dois anos, é o único filho de Marília, e terá guarda compartilhada entre Ruth e o pai, Murilo Huff. No pronunciamento oficial, por meio da assessoria de imprensa de Marília, Ruth explicou que a decisão foi tranquila e natural, e que não existe nenhuma tensão na família.

"Temos a certeza que seria esta a vontade da minha filha", afirmou Ruth. "Deus em sua infinita sabedoria deu ao Léo um pai íntegro, por quem tenho profundo respeito".

Com a guarda compartilhada, a questão da herança deixada por Marília Mendonça ganhou mais um desdobramento. Até o momento, a família da cantora ainda não divulgou se ela deixou um testamento para dividir os bens. Caso o documento não exista, o valor integral da herança irá para Léo, que poderá acessar o valor quando for maior de idade.

Durante esse período de tutela compartilhada, tanto Ruth quanto Murilo serão os responsáveis legais por administrar a fortuna de Marília, avaliada em cerca de R$500 milhões. O acesso dos tutores ao dinheiro não é irrestrito: de acordo com a lei brasileira, eles devem prestar contas sobre todos os valores usados a cada dois anos, e qualquer centavo deve ser usado apenas em prol do tutelado. No caso de Léo, ainda uma criança, gastos como escolas, cursos e posteriormente uma faculdade, por exemplo, podem ser investimentos feitos pelo tutor com o dinheiro deixado pela mãe.

Na ausência de testamento, que pode constar a nomeação de um tutor para os descendentes, a preferência da lei é sempre para alguém da família. No caso de Léo, tanto Ruth quanto Murilo farão as decisões em conjunto.

Entenda a herança de Marília Mendonça

Com a morte de Marília Mendonça após um acidente aéreo na última sexta-feira (5), os fãs começaram a se perguntar sobre a herança da cantora. De acordo com o programa " A Tarde é Sua", a herança da sertaneja é de R$500 milhões.

A família da cantora ainda não divulgou se Marília, que morreu de forma trágica e inesperada, deixou um testamento para dividir os bens. Caso o documento não exista, o valor integral da herança irá para o filho Léo, que poderá acessar o valor quando for maior de idade. Por enquanto, a criança permanece sob os cuidados da avó, Ruth Moreira.

Com a morte de Marília Mendonça após um acidente aéreo na última sexta-feira (5), os fãs começaram a se perguntar sobre a herança da cantora. De acordo com o programa " A Tarde é Sua", a herança da sertaneja é de R$500 milhões.

A família da cantora ainda não divulgou se Marília, que morreu de forma trágica e inesperada, deixou um testamento para dividir os bens. Caso o documento não exista, o valor integral da herança irá para o filho Léo, que poderá acessar o valor quando for maior de idade. Por enquanto, a criança permanece sob os cuidados da avó, Ruth Moreira.

Fonte: Yahoo

'A MÁRILIA ERA UM ANJO QUE VEIO AO MUNDO, DEU SEU RECADO, DEIXOU UMA SEMENTINHA PLANTADA E VOLTOU RÁPIDO PARA A PÁTRIA ESPIRITUAL.'

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 15/12/2021

HOMEM DE MOTO ATIRA EM CASAL NA CALÇADA DO SISTEMA DE COMUNICAÇÕES PARAISO - VEJA VÍDEO


Um homem em uma moto disparou três tiros contra um casal que conversava na calçada do Sistema de Comunicação Paraíso por volta das 14h desta terça-feira (14/12). De acordo com o segurança da Rádio Paraíso o casal costuma conversar no local. O homem e a mulher, que não foram atingidos, correram na hora dos disparos e o suspeito fugiu. Ainda não se tem informações sobre o motivo nem sobre os envolvidos.

As marcas dos tiros ficaram na parede do Sistema Paraíso. Cápsulas dos projéteis foram encontrados na calçada. Uma equipe do Raio esteve no local buscando informações no intuito de capturar o indivíduo autor dos disparos.

Fonte: Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso

'ONDE O ESTADO É AUSENTE, O CRIME É PRESENTE.'

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 15/12/2021

CANTOR ÁVINE VINNY, DE "CORAÇÃO CACHORRO", É PRESO APÓS AMEAÇAR EX-MULHER

  • Assessoria de imprensa de Ávine Vinny confirmou que o cantor foi detido na noite desta segunda-feira, 13/12

Ocantor cearense Ávine Vinny, autor da composição “Coração Cachorro”, foi detido em Fortaleza, na noite desta segunda-feira, 13, de acordo com informações da assessoria do artista. Ele teria ameaçado sua ex-mulher, Laís Holanda, por ligação telefônica.

Ao ouvir a ameaça, ela decidiu gravar a chamada e procurar a polícia para fazer um boletim de ocorrência, na Delegacia da Mulher. No local, o cantor ligou para ela novamente e fez outra ameaça de morte, ouvida pelos policiais presentes, conforme o colunista Leo Dias, do portal Metropoles. Neste momento, a prisão de Ávine foi expedida, ainda segundo o jornalista. O POVO apurou que o cantor não via a filha que tem com a ex-mulher há dois meses.

A reportagem procurou a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) na noite desta segunda-feira, 13, e aguarda resposta.

Fonte: O Povo / Walber Freitas

A violência doméstica e familiar constitui uma das formas de violação dos direitos humanos em todo o mundo. No Brasil, a Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, caracteriza e enquadra na lei cinco tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

ENTENDA VIOLÊNCIAS

Violência física: espancamento, tortura, lesões com objetos cortantes ou perfurantes ou atirar objetos, sacudir ou apertar os braços

Psicológica: ameaças, humilhação, isolamento (proibição de estudar ou falar com amigos)

Sexual: obrigar a mulher a fazer atos sexuais, forçar matrimônio, gravidez ou prostituição, estupro.

Patrimonial: deixar de pagar pensão alimentícia, controlar o dinheiro, estelionato

Moral: críticas mentirosas, expor a vida íntima, rebaixar a mulher por meio de xingamentos sobre sua índole, desvalorizar a vítima pelo seu modo de se vestir

A Lei 13.104/15 enquadrou a Lei do Feminícidio - o assassinato de mulheres apenas pelo fato dela ser uma mulher. O feminicídio é, por muitas vezes, o triste final de um ciclo de violência sofrido por uma mulher - por isso, as violências devem ser denunciadas logo quando ocorrem. A lei considera que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve violência doméstica e familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 15/12/2021