sábado, 2 de setembro de 2017

OS 15 MELHORES FILMES ESPIRITAS PARA REFLETIR SOBRE A VIDA DEPOIS DA MORTE

O Brasil tem uma das maiores comunidades espíritas do planeta e, refletindo este fato, existem diversas produções cinematográficas nacionais que abordam os diferentes assuntos que o espiritismo estuda.
Confira algumas das obras mais significativas do cinema que tratam de temáticas relacionadas com a doutrina espírita.

15. O Filme dos Espíritos

Após se deparar com a dor desesperadora da perda, Bruno Alves (Reinaldo Rodrigues) entra em profunda depressão e cogita a ideia de tirar a própria vida. 
Mas, depois de receber o "O Livro dos Espíritos" - primeira obra sobre a Doutrina Espírita escrita por Allan Kardec - Bruno começa a sua jornada em busca da paz, da felicidade e da compreensão dos mistérios do mundo espiritual. 

14. E a Vida Continua...

Baseado no livro escrito pelo espírito de André Luiz, e psicografado pelo famoso médium brasileiro Chico XavierE a Vida Continua... é uma obra que nos faz questionar: "as coincidências realmente existem?
Ernesto (Luiz Bacelli) e Evelina (Amanda Acosta) são dois desconhecidos que carregam os respectivos pesos de seus problemas nas costas. Ao se esbarrarem (coincidência?), acabam descobrindo um forte laço entre ambos ao compartilharem as suas dificuldades. 
E a Vida Continua... é uma reflexão sobre a ideia da reencarnação e da missão dos espíritos reencarnados.

13. O Sexto Sentido

"Eu vejo gente morta..."
Muita gente pode achar que O Sexto Sentido não passa de um (bom) filme de terror, mas chega a ir além de um horror psicológico e pode dar uma pequena lição sobre o que é a mediunidade e como este dom pode ajudar a salvar vidas... mesmo após a morte.

Dirigido e escrito por M. Night Shyamalan, um dos mais renomados cineastas do gênero de suspense, O Sexto Sentido conta a história de Cole Sear (Haley Joel Osment), um menino que vive assombrado com visões de pessoas mortas. Para ajudá-lo surge Malcolm Crowe (Bruce Willis), um psicólogo infantil que também enfrenta os seus "fantasmas".

12. Além da Eternidade

Filme de Steven Spielberg que também aborda a existência racional do ser humano após a morte. 
Depois de morrer num acidente, Peter (Richard Dreyfuss) é enviado do Paraíso para o mundo dos vivos com a missão de transmitir tudo o que aprendeu durante a vida para Ted Baker (Brad Johnson), o seu sucessor no trabalho. Além disso, terá que ajudar a sua namorada, Dorinda, a superar a sua partida e seguir com a sua vida. 


11. As Cinco Pessoas Que Você Encontra no Céu

Baseado no romance de Mitch Albom, este é um filme dirigido por Lloyde Kramer que traz reflexões perfeitas para quem procura conhecer mais sobre a "vida após a morte" do ponto de vista do espiritismo. 

A história começa com a morte de Eddie, um veterano de guerra que passou toda a sua vida trabalhando num parque de diversões, e agora terá que descobrir qual o caminho a seguir ao atingir este novo "plano espiritual".

Ao encontrar com cinco pessoas que passaram por sua longa vida na Terra, Eddie terá que compreender se a sua missão foi ou não cumprida. Será que estamos cumprindo a nossa missão nesta vida? Caso você tenha interesse por estes assuntos, com certeza o filme te fará pensar bastante.

10. Bezerra de Menezes: O Diário do Espírito

Um filme biográfico de um dos principais expoentes da Doutrina Espírita no Brasil, Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, mais conhecido como Bezerra de Menezes ou "O Médico dos Pobres".

Com direção de Glauber Filho e Joel Pimentel, esta obra relata todo o percurso de vida do médico, político e abolicionista cearense Bezerra Menezes. O seu trabalho filantrópico é um exemplo para todos de como o mundo seria um lugar melhor se nos basearmos no amor e na compaixão ao próximo.

Chamado por muitos de "Kardec Brasileiro", Bezerra de Menezes é uma figura icônica quando o assunto é a defesa das causas humanitárias, ações estas que se encaixam perfeitamente com a doutrina espírita.

Se você se interessa pela história do crescimento do Espiritismo no Brasil, então este filme não pode passar batido!

9. Chico Xavier - O Filme

Dirigido por Daniel Filho, esta biografia do icônico médium brasileiro é baseada na obra "As Vidas de Chico Xavier", escrita pela jornalista Marcel Souto Maior. 

Para quem tem vontade de conhecer mais sobre a história de mediunidade e filantropia de Xavier, este é um dos filmes mais aclamados pela crítica sobre o psicografista. 

Com relatos que vão desde a sua infância, passando pela descoberta e aceitação de seu dom, até a sua morte, Chico Xavier é um filme obrigatório para todos aqueles que se inspiram nas mensagens de amor deixadas por aquele que foi considerado o "Maior Brasileiro de Todos os Tempos"


8. Minha Vida na Outra Vida

Baseado em fatos reais que foram narrados no livro autobiográfico de Jenny CockellMinha Vida na Outra Vida é considerado um retrato lógico e fiel do que seria a reencarnação do ponto de vista da doutrina espírita.

O que você faria caso descobrisse quem foi e onde morou em vidas passadas? Esta é a missão de Jenny Cole (Jane Seymour), que começa a questionar sonhos estranhos sobre lugares e situações desconhecidas, mas que ao mesmo tempo são bastante familiares... 

7. A Cabana

Um filme para quem perdeu as esperanças, a fé e deseja alcançar uma redenção. Estes são os sentimentos do protagonista em A Cabana, filme dirigido por Stuart Hazeldine e com atuações de Sam Worthington, Octavia Spencer, Alice Braga e Tim McGraw.

Inspirado no livro homônimo do escritor canadense William P. Young, A Cabana aborda a "existência do mal" e como podemos (e devemos) procurar o amor e o perdão para nos livrarmos do ódio e da dor. 


6. Ghost - Do Outro Lado da Vida

Um clássico da década de 90! Quem nunca cantarolou Unchained Melody na vida, né?
Sam (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore) formam um casal feliz e apaixonado, até que Sam é morto num terrível assalto. Só que o rapaz não abandona sua amada, permanecendo preso no plano espiritual dos vivos, tentando ajudar Molly a se proteger do perigo que se aproxima.

Para isso, Sam recorre a uma "médium" chamada Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), que passa a ser o meio de comunicação entre o casal. Sem dúvida, este é um dos filmes mais lindos e emocionantes sobre a existência da vida após a morte.

Ghost foi indicado para cinco categorias do Óscar e ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original. Um dos melhores presentes que a "Sessão da Tarde" nos deu ao longo dos últimos 20 anos.

5. Amor Além da Vida

Você acredita no Paraíso? Bem, em Amor Além da Vida toda a ideia de como seria o Céu é desconstruída para o espectador, que reflete sobre o verdadeiro significado da vida após a morte. 
Depois de enfrentar uma tragédia na família, Chris Nielsen (Robin Williams) e sua esposa Annie (Annabella Sciorra) conseguem seguir com a vida. Mas, Chris acaba morrendo e vai para um Paraíso bastante diferente daquele que sempre imaginou existir. 

4. O Mistério da Libélula

Após ficar viúvo, Joe Darrow (Kevin Costner) começa a acreditar que o espírito de sua esposa está tentando se comunicar com ele. Para descobrir a verdade, Joe, que é médico, usa os pacientes que estão a beira da morte como "interlocutores" entre o mundo dos vivos e dos mortos.

Será que vai dar certo? Ah, e como se isso não bastasse, para reforçar a sua "teoria", Joe passa a ser "perseguido" por muitas libélulas, inseto que era considerado o talismã de sua esposa.

3. Nosso Lar

Esta é a versão cinematográfica de um dos clássicos da literatura espírita nacional. Baseado num dos livros psicografados por Chico Xavier, sob a influência de André Luiz, um dos espíritos que mais esteve sob a presença do médium.

De onde viemos e para onde vamos... Este filme tenta responder estas perguntas que os humanos fazem desde os primórdios de sua existência. A Comunidade Espiritual de Nosso Lar pode ser a resposta, e André Luiz, o protagonista da história, mostra na prática como funciona a Lei da Causa e Efeito, que é uma das bases do Espiritismo.

2. A Casa dos Espíritos

Este filme foi inspirado a partir da obra icônica La Casa de los Espíritus, da escritora peruana Isabel Allende, um dos principais títulos do chamado "realismo mágico" latino americano. 

A Cada dos Espíritos narra a saga da família Trueba ao longo do século XX. Além de retratar um dos períodos mais sangrentos da história da América Latina, este filme também aborda a mediunidade e como ela funciona. A comunicação entre a vida e a morte, além de todas as consequências que este dom pode representar para a vida das pessoas.

Este é sem dúvida um belo filme, e Meryl Streep (que interpreta a médium) nunca esteve tão linda!

1. Um Olhar do Paraíso

Um filmão inspirado no best-seller "Uma Vida Interrompida - Memórias de um Anjo Assassinado" de Alice Sebold que, entre outras questões, mostra os dilemas do espírito dividido entre o desejo de justiça e de ajudar a sua família a superar a perda de quem ama.

A história se passa em 1973, quando a jovem Susie Salmon (Saoirse Ronan) é brutalmente assassinada por seu vizinho, George (Stanley Tucci). Agora, presa num local entre o céu e o inferno, a jovem assiste em como a vida de sua família e amigos muda drasticamente após a sua morte. 

O que você faria ao observar uma grande injustiça? Qual seria o comportamento da sua alma? Mesmo se você não for um grande entusiasta de filmes com temática espírita, Um Olhar do Paraíso é uma produção que não pode ficar de fora da sua lista!


PENSADOS PARA VOCÊ






TAMBÉM NO PENSADOR



20 Filmes impressionantes que são baseados em casos reais

Este artigo é a definição perfeita do ditado popular "a arte copiando a vida"
Selecionamos algumas produções cinematográficas de sucesso que foram inspiradas em casos reais. Romances, dramas, comédias e até mesmo terror, algumas histórias são tão impressionantes que poderiam virar filme... e viraram!

20. The Runaways - Garotas do Rock (2010)

Baseado no livro Neon Angel: A Memoir of a Runaway, escrito pela ex-vocalista Cherie Currie, este filme é uma espécie de biografia sobre a formação da banda The Runaways, mostrando o ponto de vista da vocalista sobre os primeiros anos de sucesso do grupo.

O longa tem atuações de Dakota Fanning, no papel de Currie, e Kristen Stewart, como a icônica guitarrista e vocalista Joan Jett, que carrega o título de "Rainha do Rock".

Se você é fã da banda (ou das origens do rock n' roll), então pode deixar de conferir este filme!

19. Marley & Eu (2008)

Este emocionante filme é baseado na história de John Grogan e seu "melhor amigo", Marley, que foi responsável por mudar totalmente a vida de sua família. 

Após publicar um artigo contando um pouco sobre a história de companheirismo entre a família Grogan e Marley (que morreu depois de 13 anos de intensa lealdade aos donos), John recebeu uma enxurrada de cartas e decidiu escrever o livro que vivaria best-seller.

Com direção de David Frankel, Owen Wilsoninterpreta John Grogan e Jennifer Anistoncomo Jenny, sua esposa. Marley & Eu vai te arrancar muitas lágrimas, isso é certo.


18. Amistad (1997)

Com direção do aclamado Steven Spielberg, este longa narra a história verídica do famoso navio La Amistad, usado para o tráfico negreiro, que em 1839 foi palco da luta de um grupo de escravos africanos. 

Este é um filme forte, com uma trama recheada com cenas intensas e emocionantes. Em Amistad conseguimos vislumbrar como era o sistema de captura e transporte dos africanos que eram ilegalmente escravizados naquela época. 

Além disso, Amistad também revela como era o sistema judicial dos Estados Unidos no século XIX, e como se desenvolveram as primeiras ações que levariam a abolição da escravatura naquele país. 

Ah, sem falar das atuações de Morgan FreemanAnthony HopkinsMatthew McConaugheyDjimon Hounsou, entre outros nome de peso. Para os amantes de dramas históricos, Amistad é simplesmente imperdível!

17. Elefante (2003)

Dirigido por Gus Van SantElefante é inspirado no Massacre de Columbine, um dos massacres escolares mais chocantes da história americana.

Em 1999, na Columbine High School, os alunos Eric Harris e Dylan Klebold armaram um complexo ataque ao colégio, matando 12 estudantes e um professor, além de ferir outras 21 pessoas. Após o banho de sangue, a dupla cometeu suicídio.

No filme de Gus Van Sant todo este episódio horrível é mostrado de modo neutro e sem qualquer tipo de sensacionalismo. Elefante também apresenta quais teriam sido os motivos (ou falta deles) para que 
os jovens terroristas executassem esse massacre que ficará para sempre em nossa memória.
O terrível acontecimento em Columbine já serviu como base para o enredo de outros longas, como Tiros em Columbine, do aclamado cineasta Michael Moore.

16. VIPS (2011)

Filme nacional que conta a história de vida do estelionatário Marcelo Nascimento da Rocha, um dos golpistas mais conhecidos do país.

Marcelo (que é interpretado por Wagner Moura no cinema), foi capaz de usar diversas identidades e personalidades diferentes para conseguir se safar de várias situações. A mais notória foi ter se passado pelo filho do dono de uma das maiores companhias aéreas do país. 

O enredo que deu origem ao filme é baseado no livro autobiográfico "VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso".


15. Titanic (1997)

Vários filmes já foram feitos sobre o navio mais famoso da história, mas nenhum deles teve tanta repercussão quanto a versão feita por James Cameron.

Quem acabou de chegar ao planeta Terra, Titanic conta a história do naufrágio do RMS Titanic, que colidiu com um iceberg em 1912, enquanto fazia a sua viagem inaugural entre o Reino Unido e os Estados Unidos.

Com mais de 1500 mortos, este foi um dos maiores desastres marítimos registrados na história e para sempre imortalizado pela sétima arte, para que a posteridade continue se emocionante com este acontecimento marcante do século XX.

O filme de Cameron ganhou 11 Oscars e faturou mais de 2 bilhões de dólares nas bilheterias dos cinemas, um recorde na época.

14. O Homem-Elefante (1980)

Um clássico do cinema dirigido por David Lynch que narra a história real de Joseph Merrick (1862 - 1890), um cidadão inglês que ficou conhecido como "Homem-Elefante" devido a graves deformações em seu corpo provocadas por uma doença congênita (Síndrome de Proteus).

Este é um drama biográfico MUITO emocionante. O enredo do filme de Lynch foi baseado nos manuscritos do Dr. Frederick Treves, um médico anatomista que descobriu Merrick (vulgo "Homem-Elefante") num circo de aberrações e decidiu levá-lo para ser tratado num hospital. 
No cinema, Anthony Hopkins deu vida ao Dr. Frederick e John Hurt interpretou o papel de Joseph Merrick.


13. O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Mesmo não sendo 100% baseado em fatos reais, O Massacre da Serra Elétrica é um filme de terror que impressiona devido a natureza macabra do enredo e das cenas de violência que apresenta.

Mas, o que faz deste filme verdadeiramente aterrorizante é saber que Leatherface foi um personagem baseado num caso MUITO real. Ed Gein, um dos serial killers mais insanos, frios e assustadores da história, foi o protagonista das histórias aterrorizantes que inspiraram O Massacre da Serra Elétrica.

Assim como Leatherface, Ed Gein matava e arrancava a pele de suas vítimas (predominantemente mulheres) e usava para "decorar" objetos em sua casa. Como se isso não bastasse, este assassino em série ainda arrancava os órgãos de suas vítimas para cozinhar.

Gein também costurava as peles que arrancava e confeccionava máscaras, cintos, brincos, entre outras "peças do vestuário" feitos com carne humana. Totalmente perturbador! 

A história de Edward Gein ainda inspirou outras grandes obras do cinema, como Psicose O Silêncio dos Inocentes.

12. Milk: A Voz da Igualdade (2008)

Desta vez Gus Van Sant está sob a direção deste filme que fala sobre a vida do político e ativista gay Harvey Milk, considerado o primeiro homossexual assumido a ter um cargo público na Califórnia, nos Estados Unidos.

Milk fez parte da luta pela igualdade de direito e respeito entre os diferentes gêneros, e principalmente contra a discriminação sexual, que na década de 70 ainda era muito intensa. A mobilização de Milk foi muito importante para a história da conquista dos direitos dos homossexuais, tanto nos Estados Unidos como no resto do mundo.

No cinema, Harvey Milk foi interpretado por Sean Penn.

11. Zodíaco (2007)

Um filmão com direção de David FincherZodíaco foi baseado no livro de Robert Graysmith, que por sua vez é uma obra verídica que narra a história da caçada ao serial killerque ficou conhecido por "Zodiac". 

Zodiac (ou "Zodíaco", em português) matou diversas pessoas na zona de São Francisco durante as décadas de 60 e 70. No entanto, o que faz deste caso tão popular foi o "jogo" de enigmas que o assassino enviava para os policiais e imprensa. 

O filme também traz atuações muito boas de Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Robert Downey, Jr., Chloë Sevigny, entre outros nomes de peso.

10. A Procura da Felicidade (2007)

Com uma atuação emocionante de Will SmithA Procura da Felicidade conta a história de luta e superação de Chris Gardner, um pai de família que está passando pelo pior momento de sua vida. 
Gardner enfrenta uma terrível dificuldade financeira e se vê abandonado pela mulher, despejado de sua casa e tendo que viver com o seu filho de apenas cinco anos pelas ruas da cidade. 
A jornada de Chris Gardner é uma lição de vida para todos nós, definitivamente!


9. Prenda-me Se For Capaz (2002)

Este divertido filme dirigido pelo aclamado Steven Spielberg é baseado na história de Frank Abagnale Jr, que aos 19 anos já era conhecido como um dos falsificadores mais talentosos que o FBI já enfrentou!

Ao longo da trama acompanhamos o jogo de "gato e rato" entre Frank (Leonardo DiCaprio) e Hanratty (Tom Hanks), um membro o FBI que está na cola do rapaz.

Se você está curioso para saber qual foi o destino de Abagnale (e ainda não viu o filme), não deixe Prenda-me Se For Capaz de fora dos seus próximos filmes por assistir.

8. Sempre Ao Seu Lado (2009)

Sempre Ao Seu Lado é um remake feito do japonês Hachiko Monogatari (1987), que conta a história verídica de Hachiko e a sua relação de impressionante lealdade com o seu dono, o Dr. Eisaburo Ueno, professor da Universidade de Tóquio. 

O amor entre os dois era muito grande. Todos os dias o cão acompanhava o professor até a estação de trem e, pontualmente, voltava às 15 horas quando sabia ser o período que o seu dono regressava.

Porém, o professor sofre um AVC durante uma de suas aulas e nunca mais voltou de trem para casa... Mas, isso nunca impediu Hachiko de passar todos os dias de sua vida a espera do seu "melhor amigo" na porta da estação.

Por quase 10 anos, Hachiko diariamente esteve no mesmo lugar, esperando o momento que seu dono apareceria para que pudessem, finalmente, ir para casa juntos. 

remake de 2009 tem algumas mudanças em relação a história original, como o nome do professor, do cão e a localidade onde tudo aconteceu. Richard Gere interpreta Parker Wilson, personagem que simboliza a figura de Eisaburo Ueno neste filme.

7. O Impossível (2012)

Filme hispano-americano baseado na experiência traumática de María Belón que, juntamente com toda a sua família, conseguiu sobreviver ao terrível tsunami do Oceano Índico em 2004, que matou no total mais de 230 mil pessoas.

A família de Belón foi atingida pelo tsunami na Tailândia e separada pela onda gigante. A partir de então acompanhamos o desespero e luta de María, seus filhos e marido de voltarem a se encontrem com vida.

Aliás, a cena do tsunami é muito intensa e arrepiante. Vale muito a pena assistir! 
No filme, quem interpreta o papel de Maria é Naomi Watts e Enrique (Henry, no filme) é interpretado por Ewan McGregor. Destaque para o jovem Tom Holland no papel de Lucas, filho de Maria.

6. O Exorcismo de Emily Rose (2005)

Considerado um dos primeiros filmes que retratam o chamado "terror e tribunal", este longa dirigido por Scott Derrickson é baseado num suposto caso de possessão demoníaca ocorrido em Leiblfing, na Alemanha. 

Anneliese Michel, uma jovem católica alegava ter sido possuída por seis demônios. Os médicos consultados, no entanto, diagnosticaram-na com esquizofrenia e devia ser devidamente tratada. A família de Anneliese, no entanto, teria submetido a jovem a intensas sessões de exorcismo para livrá-la dos espíritos malignos.

A grande questão que paira no ar ainda hoje: o caso de Anneliese era mesmo espiritual ou não passava de um distúrbio psicológico? 

Mesmo alterando algumas características originais da história, O Exorcismo de Emily Rose foca no debate jurídico sobre a natureza do que de fato aconteceu com a jovem.

5. Spotlight - Segredos Revelados (2016)

O vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2016 fala sobre um tema muito polêmico e que chocou a comunidade cristã quando foi relevado: casos de abusos sexuais por padres pedófilos.

Spotlight é dirigido por Tom McCarthy e retrata todo o processo de investigação que jornal The Boston Globe fez para confirmar os abusos por parte dos clérigos da arquidiocese católica da cidade.

O trabalho investigativo do jornal fez com que acabasse por receber o Prêmio Pulitzer de Serviço ao Público, uma das premiações mais importantes do jornalismo mundial.

Com atuações espetaculares de Mark Ruffalo, Michael Keaton, Rachel McAdams, entre outros, este é outro drama biográfico que não pode faltar na sua lista.


4. O Pianista (2003)

Com a espetacular direção de Roman PolanskiO Pianista é um filme que foi inspirado na autobiografia do músico polaco Władysław Szpilman, que sofreu na pele a hostilidade contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

A partir do ponto de vista do músico (que é interpretado por Adrien Brody), acompanhamos o começo da invasão nazista à capital polonesa, assim como o surgimento do Gueto de Varsóvia.
A história de Szpilman é emocionante e Polanski foi capaz de construir uma atmosfera que faz deste um dos filmes mais belos (e tristes) sobre a Segunda Grande Guerra.

3. 12 Anos de Escravidão (2013)

Ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2014, 12 Anos de Escravidão foi dirigido por Steve McQueen e conta a história verídica de Solomon Northup, um negro livre que foi ilegalmente escravizado por 12 anos durante o século XIX.

O enredo (que também levou um Oscar na categoria Melhor Roteiro Adaptado) foi baseado na autobiografia feita por Solomon em 1853.

A adaptação cinematográfica feita por McQueen impressiona devido ao detalhado trabalho de pesquisa e autenticidade das aos acontecimentos reais, sendo que o diretor escolheu locais históricos que de fato teriam sido palco para os eventos daquela época. 

Por isso e muito mais, 12 Anos de Escravidão é considerado um dos melhores relatos sobre a escravidão já feito no cinema.

2. Na Natureza Selvagem (2008)

Into The Wild (título original) conta a história real do jovem Christopher McCandless(interpretado por Emile Hirsch no filme), que decide doar todo o seu dinheiro para a caridade e se aventurar pelos confins do deserto do Alaska.

Dirigido por Sean Penn, o filme é baseado no livro de não-ficção escrito pelo jornalista Jon Krakauer, que por sua vez é inspirado no diário de viagens do próprio McCandless.

A aventura de Christopher e a busca pelos seus ideais (fugir do materialismo, consumismo e da frivolidade das relações humanas) serviu de inspiração para vários jovens na década de 90.

1. 127 Horas (2010)

Com direção de Danny Boyle127 Horas é um drama biográfico que mostra o desespero e resiliência do alpinista Aron Ralston (interpretado por James Franco), que fica preso por uma pedra. 

Não vamos dar spoilers aqui, mas após acompanhar as várias horas de sofrimento e angústia do alpinista, ficamos chocados com a sua decisão drástica para tentar sobreviver. O enredo do longa foi diretamente baseado na autobiografia de Ralston - Between a Rock and a Hard Place.

Para vocês terem uma singela ideia da receptividade que 127 Horas teve na crítica especializada, este filme esta classificado com 94% de aprovação no Rotten Tomatoes!

"SHAKSPEARE DIZIA QUE EXISTEM MAIS MISTÉRIOS ENTRE O CÉU E A TERRA DO QUE PENSA NOSSA VÃ FILOSOFIA."

LUCIANO MELO - 03/09/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.