OLIGARQUIA: É um termo que tem origem na palavra grega "oligarkhía" cujo significado literal é "governo de poucos" e que designa um sistema politico, no qual o poder está concentrado em um pequeno grupo, pertencente a uma família, um mesmo partido politico ou grupo econômico.
A oligarquia é caracterizada por pequeno grupo que controla as politicas sociais e econômicas em beneficio de interesses próprios.
O termo é também aplicado a grupos sociais que monopolizam o mercado econômico, político e cultural de um país, mesmo sendo a democracia o sistema vigente. Pode ser, por exemplo, quando os militantes de um mesmo partido político, ocupam os mais altos cargos do governo.
Atualmente são vistos como formas de oligarquia alguns grupos não institucionalizados, como por exemplo: partidos políticos, classes sociais, associações e famílias.
De acordo com Aristóteles e a sua divisão de formas de Estado, a oligarquia é contemplada como uma depravação da aristocracia, onde o poder é exercido para o beneficio de um grupo ou classe e não da população em geral.
Uma das expressões mais conhecidas deste politico foi a oligarquia espartana, também conhecida como oligarquia militar. Esparta era regida por dois reis (diarquia) e foi controlada por um pequeno grupo de famílias mais importantes......
OPINIÃO DO BLOGUEIRO:
"Se o resumo acima lhe faz lembrar, de alguma família ou grupo, da sua cidade ou região, você percebe que pelas características acima, tal sistema politico é prejudicial à população. Onde tal sistema é vigente, a sociedade perde, por que fere os princípios da coletividade, porém mais e revoltante é ver que ainda tem gente de defende este sistema."
O mal do país não é o mal politico e sim quem os coloca lá, ou seja, o próprio povo.
POSTADO POR: LUCIANO MELO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.