quarta-feira, 30 de outubro de 2024

BRASIL ADOTA TESTE DE DNA PARA RASTREAMENTO DO HPV


O Sistema Único de Saúde (SUS) se prepara para uma transformação significativa na prevenção do câncer de colo de útero. Em uma mudança anunciada em março, o exame citológico tradicional, conhecido como papanicolau, será substituído de forma gradual pelo teste de DNA para detecção do HPV. O novo método, que passou por uma avaliação rigorosa, tem como base os resultados de um estudo realizado em Indaiatuba (SP), liderado pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Unicamp e financiado com apoio da farmacêutica Roche. O estudo revelou que o uso do teste de DNA-HPV aumentou em até quatro vezes a detecção de lesões pré-cancerosas, possibilitando que 83% dos casos de câncer fossem identificados em estágio inicial.

Durante o período de cinco anos do estudo, entre 2017 e 2022, foram rastreadas 20.551 mulheres na faixa etária de 24 a 65 anos, das quais 87,2% tiveram resultado negativo para o HPV, permitindo um intervalo seguro de cinco anos até uma nova testagem. O levantamento mostrou ainda que, em comparação ao papanicolau, o teste de DNA possibilita um diagnóstico até dez anos mais precoce, favorecendo um tratamento preventivo que reduz a necessidade de procedimentos invasivos e diminui os custos do SUS.

O professor Júlio Cesar Teixeira, diretor de oncologia do Hospital da Mulher da Unicamp e principal pesquisador do estudo, destaca que a tecnologia é custo-efetiva, especialmente considerando o longo prazo. Ao reduzir a incidência de câncer de colo de útero em fases avançadas e permitir a prevenção por meio da detecção precoce de lesões, o método também promete aliviar a sobrecarga de profissionais da saúde e otimizar recursos. Em entrevista à Agência Brasil, Teixeira explicou que o DNA-HPV é mais seguro, abrangente e eficaz, eliminando a necessidade de repetir exames anualmente como no papanicolau. Segundo ele, “o teste de DNA é todo automatizado e não tem falha.”
 
Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Portal Paraíso 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.