O Flamengo divulgou nota em que confirma a disposição de colaborar com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio na volta da delegação no domingo, em dia de eleição, mas que mesmo que se comprometa a não fazer festa pública pela cidade, há pressão do órgão que pode impactar no jogo deste sábado, contra o Athletico, pela final da Libertadores.
O comunicado do clube ressalta que diretoria, atletas, comissão técnica, funcionários e todo o estafe do Flamengo presente em Guayaquil tem o direito de ir e vir assegurados pela Constituição. E o desejo de retornar aos seus lares e exercer o direito democrático de votar no segundo turno das eleições.
“Entretanto, mesmo com o todo este enorme trabalho do Clube, sentimos que ainda persiste uma pressão preocupante por parte do TRE, às vésperas de uma das decisões mais importantes da nossa história. Uma pressão que impacta os jogadores e seus familiares e pode interferir negativamente em uma ocasião na qual a concentração do time é imprescindível”, diz a nota.
No domingo, está previsto o retorno dos jogadores para casa. Eles desembarcam no Galeão pela manhã. O ofício assinado por Landim garante que, em caso da conquista do título, não haverá desfile de atletas, exibição pública da taça, uso de carros de som ou de trios elétricos para não atrapalhar a circulação dos eleitores e assegurar o direito ao voto neste domingo. A data da festa não foi anunciada. A própria sede do Flamengo, localizada na Gávea, zona sul do Rio, é um local de votação para cerca de dois mil eleitores.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:
O Clube de Regatas do Flamengo tomou conhecimento, através de ofício remetido pelo Presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o Desembargador Elton Leme, de que existe grande preocupação de prejuízo ao processo eleitoral no Rio de Janeiro, em caso de vitória na final da Libertadores.
O Clube, representado pelo Presidente Rodolfo Landim, com os apoios do técnico Dorival Júnior e do capitão Diego Ribas, comunicou ao TRE que estava à disposição para colaborar, dentro de suas limitações legais, com o processo eleitoral.
Diante disso, foi realizada uma reunião, com a presença do alto comando da Polícia Militar, da Polícia Federal e de representante do TRE, na qual foi definida uma linha de ação. O Clube assegurou que, NO CASO DE VITÓRIA NA COMPETIÇÃO, não haverá qualquer festividade PÚBLICA, desfile ou exibição de troféu ou do elenco no dia da eleição.
Ainda foi definido um plano de evacuação dos atletas do aeroporto, sem qualquer contato com o público. Em caso de vitória, será solicitado, ainda, que a torcida não compareça ao aeroporto, já que não será possível qualquer contato com o elenco.
A equipe de segurança do clube foi colocada em total contato com a Polícia Militar para detalhar os procedimentos de evacuação.
Recordamos que diretoria, atletas, comissão técnica, funcionários e todo o estafe do Flamengo presente em Guayaquil possuem o direito de ir e vir assegurados pela Constituição. Em comum, o desejo de retornar aos seus lares e exercer o direito democrático de votar no segundo turno das eleições.
Entretanto, mesmo com o todo este enorme trabalho do Clube, sentimos que ainda persiste uma pressão preocupante por parte do TRE, às vésperas de uma das decisões mais importantes da nossa história. Uma pressão que impacta os jogadores e seus familiares e pode interferir negativamente em uma ocasião na qual a concentração do time é imprescindível.
Por fim, a diretoria do Flamengo, mais uma vez, se coloca à disposição das autoridades para trabalharmos conjuntamente e colaborar com o pleito eleitoral, garantindo sempre os direitos constitucionais e a tranquilidade de nossa delegação.
Fonte: O Globo
'ATÉ NISSO O TSE QUER INTERFERIR, ESSE ALEXANDRE DE MORAES, ACHA MESMO QUE É O DONO DO BRASIL, ATÉ QUANDO O GOVERNO FEDERAL VAI FICAR SÓ ASSISTINDO ISSO?'
A Polícia Civil concluiu que o adolescente que invadiu uma escola no bairro do Sumaré em Sobral, e atirou na cabeça de um estudante de 15 anos efetuou um único disparo e "não intencional". Segundo o laudo da investigação, o aluno levou a arma para a sala de aula para se proteger de bullying, e o disparo ocorreu com a arma ainda dentro da mochila, a informação foi divulgada nesta quinta-feira 27/10, durante coletiva à imprensa, em Fortaleza.
De acordo com as investigações, o adolescente apontado como responsável pelo ato apertou o gatilho quando a arma ainda estava dentro da sua mochila, um único tiro atingiu os três outros adolescentes que sentavam na mesma fileira de cadeiras que o suspeito estava.
Além disso, após ouvir 27 pessoas e colher mais de 30 depoimentos, os policiais confirmaram que nenhuma das vítimas era a que praticava o constrangimento contra o suspeito. Meses antes da tragédia, o adolescente havia pesquisado na internet como manusear a arma de fogo utilizada no ato.
A polícia investiga agora como o estudante teve acesso à arma usada no disparo, que é registrada em nome de um CAC (colecionador, atirador desportivo e caçador).
O proprietário da arma está preso, já o adolescente está apreendido e foi autuado nos atos infracionais análogos ao homicídio doloso e à tentativa de homicídio.
Fonte: G1 / Foto Kid Jr
'O MAIS TRISTE DE TUDO ISSO, É QUE UM JOVEM NA SUA PLENA ADOLESCÊNCIA, PERDEU SUA VIDA.'
Nunca na história politica do Brasil, vimos o que estamos vendo agora, uma polaridade tão explicita, uma disputa entre dois candidatos completamente antagônicos, de um lado o Presidente atual tentando a reeleição, Jair Messias Bolsonaro, um patriota, homem de temperamento forte, defensor da família e ligado à vida cristã. Do outro lado Luiz Inácio Lula da Silva, Ex-Presidente da República e Ex-Presidário, um homem com ideologia esquerdista, um homem que hoje apesar de negar algumas coisas que defende, por medo de comprometer sua candidatura, em várias falas ele já se mostrou mais flexíveis em pautas polêmicas como aborto, liberação das drogas e penas brandas para menores infratores (Ladrões de Celulares).
O que mais me chama a atenção em relação ao candidato do PT, é que apesar de tudo que já foi falado e se tornou público sobre ele, sua prisão, seus indiciamentos, ainda tem gente que o defende e simpatiza com seus pensamentos, mas para mim o mais grave é as pessoas defenderem a volta desse sujeito ao poder, isso para mim é um absurdo, torço que a população acorde desse transe insano e irresponsável.
Nunca foi tão fácil escolher um lado, mas as pessoas insistem em dar voz e ouvidos ao candidato do PT, que na verdade é um manipulador de massas, que com um linguajar simplista e tendencioso, ludibria e confunde a cabeça do eleitor, principalmente dos menos esclarecidos, muitos se deixam levar pela falsa narrativa de que o "descondenado", foi inocentado e todos nós sabemos que isso não é verdade, e o por que das condenações dele terem sido anuladas, o nordeste foi a região que mais deu votos ao ex-presidiário e o paradoxo e cômico de tudo isso é que o candidato do PT em um de seus discursos falou que o nosso nordeste é a região que tudo tem de menos, porém ele num ato falho esqueceu que o nordeste há vários anos é governado por governadores e prefeitos do PT, e para mim o mais revoltante de tudo isso, é o nordeste mesmo diante dessa evidente realidade, ter dado tantos votos ao Ex-Presidiário e chefe do PT, espero que o povo logo desperte e que o chefe do PT seja varrido da história politica do nosso amado Brasil...
Lula está perdendo terreno em quatro das cinco regiões do país. A queda é particularmente visível no Sudeste, que abriga mais de 40% do eleitorado do país, segundo a Quaest. Seu apoio também está oscilando entre os eleitores de classe média, que mais se beneficiaram de uma recente queda nos preços dos combustíveis.
A campanha de Lula está subestimando o impacto de uma recente melhoria na economia, bem como a força do antipetismo, segundo Thomas Traumann, consultor político que atuou como ministro das Comunicações durante a presidência de Dilma Rousseff.
Apesar do apoio de diversos líderes de centro-direita, a campanha de Lula focou demasiadamente na agenda do PT”, disse Traumann em entrevista. “Esse apoio não se traduziu em uma agenda mais ampla.”
A corrida mais acirrada também está aumentando a pressão sobre os assessores de marketing de Lula, que focaram seus esforços de campanha principalmente em impulsionar a rejeição de Bolsonaro e menos em se aproximar dos eleitores de centro, mesmo que a arma seja fake news.
Por outro lado, a campanha de Bolsonaro considera que sua posição nas urnas está melhorando graças aos programas sociais e a uma economia mais forte, enquanto Lula perde por não poder explicar completamente os escândalos de corrupção passados de seu governo, de acordo com um assessor político.
O apoio dos governadores reeleitos de Minas Gerais, Romeu Zema, e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, assim como o apoio do candidato a governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, será decisivo para o desempenho do presidente na corrida eleitoral, disse o assessor, pedindo para não ser nomeado por discutir a estratégia da campanha.
Fonte: Terra Brasil Noticias
'EM NOME DE DEUS, NÓS VAMOS VENCER ESSE PARTIDO E O CHEFE DA QUADRILHA.'
Jair Bolsonaro (PL) ultrapassou Lula(PT) na corrida ao segundo turno, de acordo com a segunda pesquisa eleitoral para presidente feita pelo institutoGerp na reta final das eleições. Segundo o levantamento divulgado nesta quinta, Bolsonaro tem 47% das intenções de voto, contra 43%de Lula. O presidente aparece com quatro pontos a frente do seu rival, mas os dois empatam no limite da margem de erro, que é de 2,18 pontos percentuais para mais ou menos.
Esta é a segunda pesquisa eleitoral do Gerp no segundo turno. No último dia 12, Lula tinha 48% das intenções, contra 46% de Bolsonaro. No intervalo entre os dois levantamentos, o presidente avançou dois pontos percentuais enquanto o petista perdeu cinco. No início do mês, a vantagem de Lula era de dois pontos. A pesquisa desta quinta ouviu 2.095 eleitores entre 21 e 26 deste mês e foi registrada no TSE sob o protocolo BR-05418/2022.
A disputa no primeiro turno das eleições deixou evidente que os institutos de pesquisas de maneira geral apresentaram cenários de intenção de voto distantes dos resultados colhidos nas urnas no dia do pleito. Os levantamentos são uma forma de medir a temperatura da corrida em determinado momento e não podem, portanto, serem tomados como uma fotografia fiel do que vai ocorrer nas urnas.
A última pesquisa presidencial do instituto Gerp antes do primeiro turno foi divulgada no dia 5 de setembro, quase um mês antes do dia de votação. Na ocasião, outros candidatos concorriam e o levantamento indicou que Bolsonaro tinha, naquele momento, 39% das intenções de voto, contra 38% de Lula.
Fonte: Terra Brasil Notícias
'NADA ESTÁ PERDIDO, NÃO PODEMOS ENTREGAR NOSSO PAÍS NAS MÃOS DESSE EX-PRESIDIÁRIO, MAU CARÁTER.'
Na noite desta quinta-feira 20/10, o presidente Jair Bolsonaro participou do podcast Inteligência Ltda, em São Paulo, e alcançou uma marca histórica. A atração bateu recorde de número de acessos, com 1,7 milhão de pessoas assistindo o programa às 21h.
O número é superior ao obtido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (18). Na ocasião, ele participou do Flow Podcast e alcançou cerca de 1,1 milhão de espectadores simultâneos.
Aliados do presidente celebraram os resultados nas redes sociais.
'ESPERO QUE ESSA MESMA VITÓRIA SE REPITA NAS URNAS, POR QUE NÃO PODEMOS ENTREGAR NOSSO PAÍS NAS MÃOS DO EX-PRESIDIÁRIO DE 9 DEDOS.'
A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) por tentativas de quatro homicídios. A informação foi confirmada por Oeste. No domingo 23, durante uma operação da Polícia Federal (PF), o ex-parlamentar resistiu por oito horas a um mandado de prisão preventiva do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atirando com um fuzil e jogando granada contra quatro agentes da polícia federal. Dois ficaram feridos.
Na ocasião, Jefferson estava na própria residência, no Rio de Janeiro. Conforme a PF, os policiais passaram por atendimento médico, foram liberados e passam bem. São eles o delegado Marcelo Vilella e a policial Karina Lino Miranda de Oliveira.
Os agentes chegaram à residência do ex-deputado cerca de 11 horas da manhã. Os policiais cumpriam uma determinação de Moraes, do sábado 22, que ordenou o restabelecimento da prisão preventiva de Jefferson.
Na decisão, o magistrado argumenta que Jefferson descumpriu as medidas cautelares impostas a ele. O ex-deputado está em prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, desde janeiro deste ano. Ele ainda está em casa e resiste à prisão.
“Diante do exposto, em face do reiterado desrespeito às medidas restritivas estabelecidas, reestabeleço a prisão de Roberto Jefferson Monteiro Francisco, a ser efetivada pela Polícia Federal”, decidiu Moraes. “Ele deve ser recolhido, imediatamente, ao estabelecimento prisional.” O ministro ainda ordenou a busca e apreensão na casa de Jefferson.
De acordo com Moraes, em diversas ocasiões Jefferson descumpriu as medidas cautelares impostas pela Justiça durante o cumprimento da prisão domiciliar. “Ele recebeu visitas, passou orientações aos dirigentes do PTB, concedeu entrevistas ao canal Jovem Pan, compartilhou notícias fraudulentas”, entre outros pontos elencados pelo magistrado.
A decisão também citou o vídeo do ex-deputado com ofensas à ministra Cármen Lúcia. “O vídeo contém agressões abjetas em face da ministra Cármen Lúcia com teor, machista, misógino e criminoso”, comunicou o ministro.
'INFELIZMENTE O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO QUE O ROBERTO JEFFERSON TEM, NÃO TEM A MESMA CORAGEM PARA ENFRENTAR A MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES, LAMENTO PELOS POLICIAIS FERIDOS, MAS ESSE MINISTRO MANDANDO PRENDER TODO MUNDO, EU ESPERAVA QUE ISSO PODERIA ACONTECER.'
Diante das informações, foi feito um levantamento do possível automóvel usado no crime, inclusive o autor dos disparos que vitimaram Rian Pereira de Mesquita e Jeferson Mauro Benigno Fernandes.
Os policiais apreenderam a motocicleta utilizada no crime e o envolvido que usa tornozeleira eletrônica. O homem foi identificado por Ronaldo Bispo de Sales de 19 anos de idade.
Com o acusado foi apreendido três motocicletas roubas: uma fan vermelha, Titan amarela e uma Biz branca.
Ronaldo foi encaminhado para a Delegacia Municipal de Polícia Civil de Sobral para a realização dos procedimentos cabíveis.
Uma multidão se despediu na tarde desta segunda feira 24/10 dos dois jovens mortos covardemente a tiros na madrugada de domingo (23) no Distrito de Jaibaras Sobral/CE.
Riam Pereira de Mesquista (21) e Jeferson Fernandes (29) foram mortos após serem surpreendidos por dois indivíduos que ocupavam uma moto e efetuaram os disparos e em seguida fugiram .
Relatos de moradores e familiares que os dois rapazes não tinha passagem pela polícia e nem envolvimento com facção e que foram duas vidas inocentes interrompidas de forma truculenta e que as autoridades precisam prender os criminosos .
Fonte: Sobral na Mídia
'ESTAMOS ENTREGUE ÀS BARATAS, A BANDIDAGEM, DEITANDO E ROLANDO NA SEDE E NOS DISTRITOS.'
Benedito Gonçalves, ministro do TSE, Cristiano Zanin, advogado de Lula, e Alexandre de Moraes, ministro do STF e presidente do TSE | Foto: Montagem Revista Oeste/Reprodução/Secom/TSE
Na eleição mais judicializada da história, o TSE amplia seus próprios poderes e cria uma Constituição própria para impor a mordaça no país.
No início deste ano, o ex-ministro Marco Aurélio Mello participou de uma série de entrevistas sobre os rumos da acirrada disputa eleitoral que se desenhava no Brasil. Mello passou três décadas no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) três vezes. Nenhuma declaração foi tão profética quanto a dele sobre o que ocorreria no país na reta final das urnas: “Receio que possamos ter tempestades”.
Mello se referia especificamente à chegada do ex-colega de toga Alexandre de Moraes à presidência do TSE. “Ele vem tendo uma atuação trepidante”, afirmou na época. Meses depois, classificou como “um nefasto acontecimento” a festa de gala e o discurso de Moraes ao ser empossado.
Em pouco tempo, Moraes importou para o TSE o autoritarismo com que conduz no Supremo os inquéritos perpétuos contra conservadores e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Batizados de milícias digitais, são acusados de atos antidemocráticos e propagadores de fake news.
A campanha de Lula já teve 74 pedidos atendidos pelos integrantes do TSE. Outros 15 estão na fila. A maioria deles trata de remoção de conteúdo nas redes sociais, mas há alguns casos gritantes que atingiram Jovem Pan, Gazeta do Povo e o site O Antagonista. Houve ainda três “direitos de resposta”, todos na Jovem Pan. No caso de Bolsonaro, sete pedidos foram atendidos. Todos esses números devem crescer na próxima semana, uma vez que as decisões liminares são diárias.
Na última ocorrência a favor de Bolsonaro, Moraes acolheu o pleito para impedir a exibição de trechos de um vídeo descontextualizado que associam Bolsonaro à pedofilia. O senador Randolfe Rodrigues (Rede), contudo, um dos coordenadores da frente lulista, orientou a militância a não acatar a ordem judicial e dobrar a aposta. A recomendação foi obedecida a ponto de Janja, mulher de Lula, publicar outro trecho sobre o caso.
A Corte é formada por Moraes, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski, todos do STF, e os membros do STJ Raul Araújo Filho e Benedito Gonçalves — o último conhecido pela cena dos afáveis seis “tapinhas” no rosto quando se reencontrou com Lula na festa de posse. As demais cadeiras são para juristas e os respectivos suplentes. Os advogados de Bolsonaro aguardam nova resposta do TSE, mas o fato de Randolfe e seus aloprados debocharem da ordem judicial é grave — ou “acende uma luz no painel”, para usar a expressão de um advogado que atua na Corte.
Todos os veículos citados acima já sofreram punições pesadas e foram obrigados a retirar publicações do ar. A cartada mais forte do PT para forçar a censura foi dada no último fim de semana, antes do debate na TV Bandeirantes. A banca de advogados liderada por Cristiano Zanin, que defende Lula desde a Lava Jato, listou 47 perfis de pessoas físicas e empresas de comunicação. Foram pedidos banimentos de perfis nas redes sociais, quebras de sigilos bancários e de internet e até a censura completa.
A coligação de Lula também tentou tirar Oeste do ar. O ministro Benedito Gonçalves, contudo, negou a liminar do PT. O caso ainda será analisado pela Corte. Segundo a acusação, Oeste e alguns dos seus colaboradores integram uma rede de perfis que promovem “desordem informacional” — uma modalidade mais sofisticada de fake news, que nem o PT e o TSE conseguiram explicar.
A teia paranoica do PT lista perfis anônimos, canais de mídia conservadores, profissionais com décadas de estrada no mercado editorial e os filhos do presidente. Esse roteiro hollywoodiano foi batizado pelos autores do Q.G. petista de “ecossistema da desinformação”. Ou seja, juntos, teriam cometido um crime ainda desconhecido no Código Penal. Mas grave o bastante para o TSE riscá-los da internet até o dia 30 de outubro.
Um entendimento possível é que os redatores da peça não conhecem o papel na sociedade atual do formador de opinião ou “influenciador digital” — uma das profissões preferidas, aliás, dos “progressistas”. Ou seja, se um dos candidatos tem mais — ou melhores — influenciadores digitais do que o outro, não há paridade de armas. Logo, a solução stalinista proposta pelo PT é eliminar os apoiadores de Bolsonaro.
Há, ainda, algumas linhas em elogio ao consórcio da velha imprensa, que tem se empenhado desde os tempos da covid para recolocar Lula no certame eleitoral. “Esses canais emulam maliciosamente o caráter noticioso de mídias jornalísticas tradicionais — essas que, por outro lado, exercem papel fundamental à democracia — para, com a aparente seriedade do fazer jornalístico, conquistar a credibilidade do eleitor desavisado.”
NÃ VI, MAS NÃO GOSTEI
A produtora Brasil Paralelo foi atingida em cheio. O ministro Benedito Gonçalves proibiu a empresa de impulsionar seus conteúdos no Google, sob pena de multas altíssimas, e censurou um documentário que nem sequer foi lançado — intitulado Quem Mandou Matar Jair Bolsonaro?. É um raro caso de censura prévia desde a redemocratização do país. No mundo, talvez só seja aplicado hoje em países com regimes totalitários, como China, Coreia do Norte, Cuba, Venezuela e a Nicarágua de Daniel Ortega.
Chamou a atenção o fato de, na véspera do despacho que censurou a produtora, Moraes ter recebido uma comitiva petista, chefiada pela presidente da sigla, Gleisi Hoffmann (PR), e advogados da frente de esquerda Prerrogativas — conhecida por atacar a Lava Jato. Depois do encontro, Gleisi disse que não aguentava mais e que só remover conteúdos era “enxugar gelo” — ela pede que os opositores sejam proibidos de usar a internet e tenham os sigilos devassados.
JOVEM PAN
Outro alvo preferencial da ofensiva petista no tribunal é a Jovem Pan. A emissora já sofreu diversas sanções, como a remoção de uma entrevista na qual a senadora Mara Gabrilli (PSDB) liga o PT ao assassinato do prefeito Celso Daniel. O caso de Santo André assim como a relação de integrantes do PT com a facção PCC são temas proibidos nesta eleição.
O episódio mais agudo contra a Jovem Pan foi uma verdadeira mordaça: os comentaristas foram proibidos de opinar e falar da vida pregressa de Lula perante a Justiça. Não podem dizer que o ex-presidente é descondenado, ex-presidiário ou coisa semelhante, em razão da — justifica o Tribunal Eleitoral — “anulação das condenações do candidato”. Além disso, a emissora foi obrigada a retirar o conteúdo de programas que fizeram essa referência e a conceder direito de resposta dentro dos programas.
“A Jovem Pan está, desde a segunda-feira 17, sob censura instituída pelo Tribunal Superior Eleitoral. Não podemos, em nossa programação — no rádio, na TV e nas plataformas digitais —, falar sobre os fatos envolvendo a condenação do candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva. Não importa o contexto, a determinação do tribunal é para que esses assuntos não sejam tratados na programação jornalística da emissora. Censura” (Editorial da Jovem Pan)
Houve reação em repúdio à censura de entidades do setor de comunicação, como a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel). “A medida feriu o artigo 5° da Constituição, inciso XIV, que assegura o acesso à informação a todos”, afirmou o jurista Modesto Carvalhosa.
DITADURA DO TSE
Qual foi a reação do TSE à onda de indignação popular? No dia seguinte, Alexandre de Moraes pautou uma sessão para ampliar seus poderes. Se tiver maioria, o tribunal poderá censurar qualquer conteúdo sem consultar ninguém — tomar decisões de ofício, no linguajar jurídico.
O parágrafo acima não contém exagero. A Corte dispensou o trabalho do Ministério Público e até mesmo de uma das partes envolvidas num determinado caso, a quem caberia provocá-la.
“É exatamente isso que vamos fazer no Tribunal Superior Eleitoral a partir de agora: não só reduzir o tempo para as plataformas retirarem as notícias fraudulentas do ar, como também, uma vez que a nossa assessoria de desinformação verificar que aquele conteúdo, aquele vídeo foi repetido, com mesmo conteúdo, não haverá necessidade de nova ação, de uma nova representação, de uma nova decisão. Haverá uma extensão e a imediata retirada do conteúdo fraudulento” (Alexandre de Moraes)
O TSE é uma espécie de irmão caçula do STF. Não à toa, só pode ser presidido pelos três representantes do Supremo em rodízio de cadeiras — Moraes, Lewandowski e Cármen Lúcia. Na atual composição, o corregedor é Benedito Gonçalves, do STJ. O quarteto tem maioria. Dos substitutos, Paulo de Tarso Sanseverino muitas vezes também os acompanha. Nos votos divergentes, já apareceram Raul Araújo Filho e a jurista Maria Claudia Bucchianeri.
No caso das inserções de Bolsonaro repassadas para direito de resposta de Lula, por exemplo, Bucchianeri tentou argumentar que o papel do juiz deveria ser minimalista. “O exercício do direito de resposta no horário eleitoral gratuito é medida excepcional”, disse. Foi vencida.
O ministro Dias Toffoli já defendeu a ideia de que os 11 do Supremo atuem como um “Poder Moderador”, algo que constava da Constituição Imperial de 1824, redigida em benefício de Dom Pedro II. O jurista Ives Gandra Martins, um dos mais respeitados do país, avalia do alto de sua experiência: “Às vezes, tenho a sensação de que é uma nova Constituição que estão escrevendo”.
O fato é que centenas de profissionais do Direito têm alertado — alguns publicamente — que Alexandre de Moraes cruzou a linha há muito tempo. É possível que não vá parar depois das eleições. Quem poderia freá-lo? Mais uma vez, com a palavra o ex-ministro Marco Aurélio: “Os homens de bem precisam reagir”.
'O STF, SEGUE AVANÇANDO COM MEDIDAS EXTREMAS, CERTO DA COVARDIA E INÉRCIA DO GOVERNO FEDERAL E DAS FORÇAS ARMADAS.'
Com a ausência do petista, Bolsonaro será entrevistado por cerca de uma hora no próximo domingo.
Após anunciar que não comparecerá ao debate que será organizado pelo SBT em um pool com veículos de imprensa nesta sexta-feira 21/10, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também não estará no embate que seria promovido pela Record TV no próximo domingo (23). A informação foi confirmada pela própria emissora.
De acordo com as regras do programa, o debate passará a ser uma sabatina com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que confirmou presença. O atual chefe do Executivo será entrevistado por cerca de uma hora, a partir das 21h.
A mesma regra será aplicada ao debate organizado pelo SBT que, em parceria com um pool de veículos de imprensa composto por CNN, Estadão, rádio Eldorado, Terra, Veja e Nova Brasil, promoveria um encontro entre os candidatos nesta sexta. Com a ausência do petista, Bolsonaro responderá perguntas feitas pelos jornalistas dos veículos integrantes do pool.
Já a entrevista com Bolsonaro na Record acontecerá diretamente dos estúdios da emissora, em São Paulo, e terá transmissão simultânea do R7, da Record News e também por outras plataformas do grupo, como o Playplus. O evento será conduzido pelo jornalista Eduardo Ribeiro.
Fonte: Pleno News
'O EX-PRESIDIÁRIO ESTÁ FUGINDO DOS DEBATES, COM MEDO DE LEVAR OUTRA SURRA DO PRESIDENTE.'
Uma nova pesquisa do Instituto Brasmarket aponta o presidente Jair Bolsonaro (PL) liderando a corrida eleitoral pelo Palácio do Planalto no 2º turno.
Bolsonaro aparece com 52,7% enquanto o ex-presidente Lula (PT) registrou 47,3% das intenções de voto. A diferença entre os dois candidatos é de 5,4 pontos percentuais.
Brancos e nulos somam 5,1% e indecisos, 4,3%. A pesquisa está registrada no TSE no número BR-05389/2022.
Fonte: Terra Brasil Notícias
'SE DEUS QUISER, VAMOS DERROTAR O EX-PRESIDIÁRIO EM NOME DE JESUS.'
O suplente de vereador e professor Savio Baiá, teve sua motocicleta tomada de assalto noite desta quarta-feira 19/10, quando trafegava na Rua José Inácio Alves Parente Filho na Cohab III, após as caixas d’água.
Segundo as primeiras informações, o motociclista trafegava na via, quando foi surpreendido por uma pedra arremessada na sua cabeça. Após perder o controle da motocicleta caiu ao solo e teve sua moto roubada por criminosos.
Mesmo de capacete ele teve algumas escoriações pelo corpo e precisou ser levado ao hospital para os primeiros atendimentos, sem maiores risco de saúde. Uma ocorrência foi registrada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para as primeiras diligencias.
Fonte: Célio Brito
'VIOLÊNCIA DESENFREADA, QUE TOMOU CONTA DO NOSSO ESTADO E DA NOSSA CIDADE.'
Na tarde desta quarta-feira 19/10, a Jovem Pan mudou a foto de perfil nas redes sociais para denunciar a censura que tem sofrido por parte da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O partido exigiu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que a emissora de rádio e TV relembre o passado de Lula como acusado e condenado por corrupção.
Um vídeo divulgado pela emissora detalha ainda a ação que visa impedir que fatos sejam divulgados tanto pelos jornalistas, quanto pelos comentaristas que trabalham para uma das empresas mais famosas e respeitadas da imprensa brasileira.
– Não há outra forma de encarar a questão: a Jovem Pan está, desde a segunda-feira (17), sob censura instituída pelo Tribunal Superior Eleitoral. Não podemos, em nossa programação — no rádio, na TV e nas plataformas digitais —, falar sobre os fatos envolvendo a condenação do candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva. Não importa o contexto, a determinação do Tribunal é para que esses assuntos não sejam tratados na programação jornalística da emissora. Censura! – diz a nota.
A emissora alerta ainda que não apenas ela, mas outros veículos de imprensa podem ser intimidados com decisões como essa, “justo agora, no momento em que a imprensa livre é mais necessária do que nunca”, completa a nota.
ASSISTA:
'ESTÁ NA HORA DO POVO REAGIR, JÁ QUE O GOVERNO E O EXÉRCITO NÃO FAZEM NADA.'
Um camocinense de 15 anos, residente na Vila de Jericoacoara, teria sido contratado como guia e era o condutor do veículo.
Segundo as informações, este seria o condutor do veículo e teria sido contratado como guia turístico e sofreu fratura no braço direito e corte na cabeça. Sobre o acidente automobilístico nas dunas do distrito de Guriú, em Camocim, o blog Camocim Polícia 24h traz com exclusividade para seus leitores e ouvintes das rádios parceiras, a identidade de todas as vítimas, suas naturalidades, lesões sofridas e seus estados de saúde. As informações foram apuradas diretamente com os pm’s que atenderam a ocorrência.
O acidente aconteceu por volta de meio-dia de ontem, segunda-feira, 17, ocasião em que sete pessoas ocupavam um veículo Tiggo 8 Turbo Caoa Cherry, branco e placa RTN 4C85, conduzido por um menor de idade 15 anos (guia), ocasião em que passeavam pelas dunas do distrito de Guriú e infelizmente caíram de uma duna que tinha aproximadamente 10 metros de altura. Lamentavelmente uma mulher de 35 anos identificada como Danúbia Daiane Reis, natural do Mato Grosso, veio a óbito no local. Outras seis pessoas ficaram feridas, dentre elas o adolescente de 15 anos contratado como guia de turismo, que segundo informes não possui credenciamento para exercer a função e que era o condutor do veículo.
Vítima 01: Neilson Wilker Gonçalves Batista, 29 anos, Policial Militar, natural de Cárceres-MT. Sofreu fraturas no tornozelo e mão direta, e ainda escoriações no rosto;
Vítima 02: Natacha Bárbara de Souza Neto, 25 anos, professora, natural de natural de Cárceres-MT, sofreu fratura no pé direito e escoriações pelo corpo;
Vítima 03: Kelvin Spassini, 30 anos, sofreu trauma de face e fratura nos punhos;
Vítima 04: Mayra Bianca Lima Gomes, 28 anos, estava com suspeita de TCE grave e trauma de face.
Vítima 05: Júlio Fernando Alves, 27 anos, balconista, natural de Cárceres-MT, sofreu escoriações no rosto e pernas.
Vítima 06: O camocinense menor de idade, 15 anos, residente na Vila de Jericoacoara. Segundo as informações, este seria o condutor do veículo e teria sido contratado como guia turístico e sofreu fratura no braço direito e corte na cabeça.
Vítima 07 (fatal): Danúbia Daiane Reis, 36 anos.
Fonte: Portal Camocim Polícia 24h
'NOSSA SOLIDARIEDADE A TODOS OS FAMILIARES DAS VÍTIMAS DESTA TRAGÉDIA.'
Regra vale para todos os municípios brasileiros e foi pedida pelos partidos aliados de Lula (PT)
Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou o transporte público gratuito e obrigatório para todos os municípios | Ascom/STF
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou o transporte público gratuito e obrigatório para todos os municípios brasileiros no próximo dia 30 de outubro, quando ocorre o segundo turno das eleições. A decisão do ministro foi publicada nesta terça-feira, 18/10.
A decisão foi anunciada poucas horas depois de Barroso ter um encontro com parlamentares da Federação Brasil da Esperança, do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e advogados do grupo Prerrogativas. O grupo, que esteve no gabinete de Barroso na noite desta segunda-feira, 17, pediu que o ministro voltasse a analisar a matéria.
Barroso é relator da ação protocolada pela Rede Sustentabilidade. No primeiro turno, o ministro havia determinado que o transporte fosse mantido em níveis normais, mas o grupo voltou a solicitar que haja liberação em todos os municípios do país. Em nota, o ministro havia garantido ao grupo “celeridade na análise do processo”.
'TODOS NÓS SABEMOS, O QUE ESTÁ POR TRAS DESSE PEDIDO, E COMO PENSAM OS ESQUERDOPATAS DA EQUIPE DO EX-PRESIDIÁRIO E COMO SEMPRE FORAM PRONTAMENTE ATENDIDOS PELO MINISTRO BARROSO, ATÉ QUANDO O PRESIDENTE VAI FICAR ASSISTINDO ISSO PASSIVAMENTE?'
Candidato do Republicanos ao governo de São Paulo participava de agenda na comunidade da zona sul de São Paulo. Candidato está bem.
O candidato Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) foi interrompida por um atentado a tiros em São Paulo, na manhã desta segunda-feira 17/10. O ex-ministro de Jair Bolsonaro estava na favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, participando de agenda de campanha.
Informações preliminares afirmam que um suspeito foi alvejado. Ainda não há confirmação de morte. O governador não se feriu e está em local seguro.
O Auxílio-Reclusão, que é um benefício concedido para famílias de presos, despencou no Brasil desde o início do governo Jair Bolsonaro, do PL.
Dados levantados pelo portal Poder360 mostra que a queda representa cerca de 52,2%. Em janeiro de 2019, quando Bolsonaro assumiu o poder, eram 46.750 benefícios. Em setembro deste ano, são 22.320 proventos ativos.
Os números mostram que o presidente da República tem cumprido uma de suas principais promessas de campanha de 2018, quando falou que buscaria endurecer as regalias que favorecem os detentos no país.
Ainda de acordo com o Poder360, o desembolso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS ) com o auxílio-reclusão saiu de R$ 49,8 milhões em janeiro de 2019 para R$ 27,4 milhões em setembro deste ano.
Em vigor desde 1993, o valor médio pago aos familiares dos presos é de R$ 1.286,00, quantia que ainda é maior que o salário mínimo de um trabalhador, que atualmente está fixado em R$ 1.212,00.
Ainda sobre o auxílio, vale destacar que Bolsonaro queria reduzir ainda mais o que tem sido pago. Apesar das articulado com a base governista, não obteve êxito.
AUXÍLIO PARA ÓRFÃOS DA CRIMINALIDADE
Criar um auxílio denominado “Amparo Financeiro” para crianças e adolescentes cujas mães ou mulheres responsáveis foram vítimas de feminicídio no Espírito Santo. Esse é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 165/2022, apresentado na Assembleia Legislativa (Ales) pelo deputado Dr. Rafael Favatto (Patriotas). O projeto tem inspirado diversos Estado do país a criarem lei parecida.
Segundo a proposição, o auxílio terá como valor um salário mínimo e será pago até o beneficiado completar 24 anos de idade. Para ter direito, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), comprovar residência no Estado por pelo menos seis meses e ter a guarda oficial da criança ou adolescente.
Fonte: Conexão Política
'É O CORRETO, QUE SEJAM VALORIZADOS E PROTEGIDOS QUEM REALMENTE É VÍTIMA, E NÃO OS CRIMINOSOS.'
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quinta-feira 13/10, que seu adversário na disputa pelo Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai “voltar para a cadeia”. Durante discurso em Recife, Pernambuco, o chefe do Executivo também disse que defende o livre comércio, enquanto o petista prefere um “Estado opressor”.
– Lula, ladrão, seu lugar é na prisão – gritavam apoiadores do presidente que ouviam seu discurso na capital pernambucana.
Bolsonaro, então, concordou:
– É verdade. Vocês viram nas urnas como foi o voto do ladrão. Se dependesse do voto apenas dos prisioneiros no Brasil, ele teria ganho disparado no primeiro turno. Ele vai voltar para a cadeia, sim. Lugar de ladrão é na cadeia – declarou o chefe do Executivo.
– [Lula] teve a sua chance de mostrar para o Brasil e para o mundo como seria administrar um país sem corrupção. Optou pelo caminho errado e não ganhará no dia 30 de outubro – completou.
Nesta terça, a campanha de Bolsonaro levou ao ar no horário eleitoral gratuito na TV uma propaganda em que afirma que o petista foi o mais votado nos presídios do país. O tema também foi abordado em inserções ao longo daquele dia na programação televisiva.
– Os criminosos escolheram Lula para presidente. Lula e os partidos de esquerda que o apoiam defendem a saidinha de traficantes, agressores de mulheres e assassinos dos presídios. É a vida da sua família em risco – dizia um trecho do programa.
'O EX-PRESIDIÁRIO, NÃO ERA NEM PRA TER SAÍDO DA CADEIA, MUITO MENOS
Briner de César Bitencourt foi absolvido, mas nem chegou a ser liberado da cadeia porque o alvará de soltura chegou dois dias depois da decisão e horas após a morte. Família, que não foi comunicada sobre o estado de saúde, cobra explicações e pede justiça.
Briner de César Bitencourt tinha 23 anos — Foto: Arquivo pessoal
Briner de César Bitencourt, de 23 anos, estava preso na Unidade Penal de Palmas (UPP) e morreu no dia em que seria liberado da cadeia. Ele ficou detido por um ano, mesmo período que tentou provar inocência.
O jovem, que adoeceu na unidade prisional, foi absolvido, mas morreu horas antes do presídio receber o alvará de soltura. A defesa cobra explicações ao governo do estado.
Veja o que se sabe sobre o caso.
Por que Briner foi preso?
Briner de César Bitencourt foi preso em outubro de 2021 durante uma operação da Polícia Militar (PM) em que foi encontrada uma estufa utilizada para o cultivo de maconha em Palmas.
No imóvel, estavam três pessoas, incluindo o jovem, que foi preso em flagrante, levado para a 1ª Delegacia de Polícia Civil e depois encaminhado ao presídio. À época da prisão, a defesa alegou o Briner não tinha relação com o crime.
Luta por inocência
Briner de Cesar Bitencourt, de 23 anos, morreu no dia em que seria liberado do presídio — Foto: Arquivo pessoal
Briner era motoboy, não tinha passagens pela polícia e há um ano negava envolvimento com o crime. Segundo a sua defesa, feita pela advogada Lívia Machado Vianna, ele sublocava um quarto na casa onde a droga foi encontrada e não tinha acesso ao local onde foi feito o flagrante.
"O quarto era na frente, em uma entrada isolada. Dentro da casa tinha mais dois quartos. No quarto do fundo, onde ele não tinha acesso, foram encontradas várias mudas de maconha”, disse.
Após a prisão, segundo a defesa, os demais envolvidos chegaram a dar explicações à polícia dizendo que o motoboy não tinha relação com o crime. Ainda assim, a polícia pediu a prisão preventiva dele, que foi concedida. "Fizeram perícia no celular do Briner, não foi achado nada que comprometesse a índole dele", afirmou a advogada.
Ele foi julgado e absolvido, mas não chegou a ser solto.
Morte antes da liberdade
Próximo a data de seu julgamento, Briner começou a ter dores pelo corpo. Ele apresentou os sintomas 15 dias antes de morrer.
Segundo a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), o quadro de saúde piorou na noite de domingo (9) para segunda (10) e ele, que era tratado na própria unidade, teve de ser levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Taquaralto, no sul de Palmas.
Ele chegou em estado crítico, foi intubado, teve parada cardíaca e não resistiu. A morte foi confirmada por volta de 4h15 de segunda-feira.
Ainda não foi divulgado um laudo oficial confirmando a causa da morte. A Seciju diz que enquanto Briner esteve doente foi levado para consultas e encaminhado para atendimento especializado.
Absolvido, mas não solto
A sentença que absolveu Briner saiu na última sexta-feira (7). A defesa do jovem disse que quando o juiz publicou a sentença com a inocência, não tinha mais ninguém para dar andamento e expedir o alvará de soltura.
A Seciju informou que a Central de Alvarás de Soltura da Polícia Penal do Tocantins recebeu o alvará autorizando a liberação de Briner na segunda-feira (10) às 15h40. Neste horário, o jovem já estava morto.
O g1 questionou o Tribunal de Justiça sobre o atraso na emissão do alvará de soltura, mas nenhuma resposta foi enviada.
Família não foi comunicada
A família relata que passou um ano apoiando o jovem na luta por inocência e que não foi avisada do estado de saúde grave. No dia da absolvição, se preparavam para recebê-lo em casa e foram informados sobre a morte.
A Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) disse que seguiu protocolo e, por isso a família não estava ciente da situação. Segundo a pasta, "devido ao sigilo médico/paciente, os atendimentos realizados durante à custódia não são informados".
O órgão disse que "logo no início da manhã, a equipe multidisciplinar da Unidade Penal Regional de Palmas entrou em contato com os seus pais para informá-los sobre o óbito e apoio no funeral, além de solicitar que fossem à UPA Sul, para dar início aos trâmites e autorizações referentes ao encaminhamento do corpo ao Setor de Verificação de Óbito", disse a Secretaria de Cidadania e Justiça".
Parentes pedem justiça
Mãe de Briner lamenta morte — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Familiares e amigos de Briner fizeram protesto nesta quarta-feira (12), no dia em que o corpo do jovem foi enterrado.
Eles se reuniram na frente da funerária e, com balões brancos, fizeram um ato na frente da UPP, onde o jovem ficou preso por um ano. Eles cercaram uma viatura do sistema prisional e pediram justiça.
Aos prantos e segurando uma faixa com a frase "nenhuma mãe merece passar por isso", Élida Pereira disse que o poder judiciário demorou a julgar e determinar a soltura de Briner.
"Meu filho era inocente, ficou um ano preso lá aguardando um juiz. Há vários meses teve a audiência e o juiz não deu a decisão. Acho que em torno de quatro meses que teve essa audiência e o juiz não deu a decisão. Deixou meu filho ficar lá até a morte", disse Élida.
'MESMO SENDO A FAVOR DA PENA DE MORTE PARA ALGUNS CASOS, POR CASOS COMO ESTE QUE ACHO QUE NÃO PODERIA DAR CERTO NO BRASIL, INOCENTES PODERIAM MORRER INOCENTEMENTE.'
Presidente do TSE argumentou que o Ministério da Justiça e o conselho foram usados para 'satisfazer o chefe do Executivo.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, impediu o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de investigar os institutos de pesquisa Datafolha, Ipec e Ibespe, na quinta-feira 13, que erraram os resultados.
Na decisão, o juiz do TSE argumentou que o MJSP e o Cade “agiram de ofício”, portanto, sem consultar a Justiça Eleitoral. “Esses órgãos parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo chefe do Executivo e candidato a reeleição, podendo caracterizar, em tese, desvio de finalidade e abuso de poder por parte de seus subscritores”.
Moraes determinou que a Corregedoria-Geral Eleitoral e a Procuradoria-Geral Eleitoral investiguem “eventual prática de abuso de poder político”. Ele considera a possibilidade de suposto uso de órgãos administrativos para favorecer a “determinada candidatura”.
Em 4 de outubro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, encaminhou à PF um pedido de abertura de inquérito para apurar a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais. Segundo o chefe da pasta, o pedido atende à representação recebida pelo ministério, que mostrou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados” pelas empresas.
'ESSE SUJEITO ESTÁ LITERALMENTE, MANDANDO NO BRASIL E NIGUÉM FAZ NADA.'
O Diretor da Escola Carmosina Ferreira Gomes, Jorge Célio Aguiar, falou em entrevista ao programa Conexão Paraíso que acredita ter sido acidental o tiro que atingiu os três adolescentes.
O tiro que matou um aluno e feriu outros dois na escola do Sumaré, pode ter sido acidental. Foi apenas um disparo de curta distância, atingindo três pessoas, o que se pode especular que não havia um alvo específico. A Polícia não confirmou se trabalha com essa linha de raciocínio, mas é o que que pode depreender das palavras do diretor da escola, Jorge Célio, em entrevista ao jornalista Luciano Cléver, do programa Conexão Paraíso, na manhã desta quinta-feira (13). De acordo com o diretor, a Polícia Civil afirmou que apenas um tiro foi o suficiente para atingir os três adolescentes.
O disparo, segundo relatos, teria atingido na orelha o garoto que estava entre o atirador e o colega que morreu, atingindo a perna de um terceiro que estava olhando pela janela.
Apesar de o aluno que atirou ter afirmado à Polícia ser vítima de bullying, o diretor disse que os professores não têm conhecimento de reclamações ou relatos nem indícios de que o aluno tenha sofrido alguma humilhação pelos colegas. “Estamos preparados para identificar bullying ouvindo relatos dos alunos vítimas e de seus colegas. Não é tão difícil perceber o bullying. Toda vez que isso é detectado existem as intervenções”, disse o diretor.
Embora em sala contígua em que aconteceu o disparo, os professores que se encontravam em horário de intervalo e lanchando não ouviram o disparo. Um deles, que passava em frente à sala, ouviu o barulho, mas não associou à arma de fogo, achando se tratar de uma carteira sendo empurrada. Por coincidência, a escola contava naquele dia com a visita de dois psicólogos que vieram de Fortaleza para avaliar e ampliar o serviço de acolhimento. A escola também conta com professores, que apadrinham cada turma, para ter contato mais próximos com os alunos.
A escola, que é de tempo integral, retornou às aulas na última terça-feira (11). Os estudantes foram recebidos por seus professores vestidos com camisas e balões brancos, numa cena que emocionou a todos. Na recepção também havia um cartaz com a mensagem: “A paz no mundo começa na escola”. Todos os alunos ganhavam um “abraço amigo” no momento da acolhida ainda no portão da escola.
Toda a comunidade escolar participou de um ato ecumênico com oração na quadra da instituição. “É um momento para mostrar a comunidade na qual a escola está inserida que estamos fortes e firmes mesmo consternados com toda a situação para recebê-los”, afirmou o diretor.
O Portal Paraíso entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, que não passou qualquer novidade na investigação.
Fonte: Edwalcy Santos / Sistema Paraíso
'HÁ MUITO O QUE SER ESCLARECIDO SOBRE ESSE OCORRIDO, MAS DE FATO MESMO É UM MÃE QUE PERDEU UM FILHO TÃO JOVEM.'