segunda-feira, 4 de abril de 2022

POLÍCIA CIVIL CONCLUI INVESTIGAÇÕES SOBRE RACISMO E DIRETORA DE ESCOLA EM SOBRAL É INDICIADA

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) concluiu, nessa sexta-feira 01/04, as investigações relacionadas ao inquérito policial que apurava casos de racismo cometidos por uma diretora de uma escola de ensino médio em Sobral. A diretora foi indiciada pelos crimes de racismo e constrangimento ilegal praticados contra alunos no âmbito escolar.

As investigações foram desenvolvidas pela Delegacia Municipal de Sobral e concluíram que a diretora escolar praticou os crimes de racismo e constrangimento ilegal contra alunos da escola entre os anos de 2013 a 2021. Um Inquérito Policial (IP) por portaria foi instaurado no ano passado para investigar o caso após as vítimas se apresentarem na delegacia e registrarem formalmente as ocorrências.

Ao longo das investigações, a Polícia Civil ouviu os depoimentos de testemunhas, além da suspeita e das seis vítimas. Com os depoimentos e a coleta de informações, os investigadores chegaram à materialidade dos fatos e constataram a veracidade das denúncias. A mulher, então diretora da escola, utilizava da sua posição para humilhar as vítimas, usando, em seus ataques, elementos como raça, cor, tipo de cabelo, vestimenta e orientação sexual. O Inquérito Policial foi finalizado e apresentado ao Poder Judiciário.

CASO DE RACISMO EM ESCOLA DE SOBRAL

A mãe de um estudante de 16 anos concedeu entrevista com exclusividade para o Sobral Online sobre a discriminação que o filho sofreu no primeiro dia de aula e ex-alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales em Sobral na região Noroeste do Ceará. Os alunos publicaram no Instagram, diversas denúncias de supostos crimes praticados pela diretora da instituição e outras profissionais do núcleo gestor da instituição. O Sobral Online ouviu com exclusividade um ex-aluno que narrou com detalhes como agiam as professoras que dirigem a escola, ele reconhece os méritos alcançados pelos resultados da EEEP, porém alguns alunos pagam um preço muito alto e que talvez não sejam capazes de suportar a carga de pressão e constrangimentos sofridos durante o período em que estudaram na escola.

Fonte: Sobral Online

'TODO MUNDO TEM DIREITO AO CONTRADIÓRIO E À AMPLA DEFESA, MAS SE FOR COMPROVADO A CULPA DESSA DIRETORA, QUE ALIÁS É BEM POLÊMICA, ESPERO QUE ELA RESPONDA DENTRO DO QUE DIZ A LEI.'

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 04/04/2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.