quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

SANTANENSE FUNDADOR DA SOVETERIA JUAREZ MORRE AOS 90 ANOS

                                 
                                       ( Foto: Rodrigo Carvalho/ O POVO em 2015)

A Sorveteria Juarez, uma das mais tradicionais de Fortaleza, amanheceu em luto. O fundador João Juarez Albuquerque faleceu nesta madrugada, às 3h45min. Ele tinha 90 anos de idade e iria fazer aniversário no dia 4 de fevereiro. Juarez era natural de Santana do Acaraú. A família de 'Seu Juarez' agradece o apoio dos clientes da sorveteria e informa que o velório será às 10h de hoje, na funerária Ethernus.
O neto Roberto André relata que o avô passou por uma cirurgia na vesícula nessa terça-feira, (23). Devido a complicações, Juarez não resistiu e sofreu uma parada cardíaca. Roberto pede para que seja cultivada a humildade e perseverança de seu avô. “Foi assim que ele construiu tudo isso”.
Em mensagem compartilhada nas redes sociais, a família dá a notícia de falecimento. “Aquele conhecido por sua enorme vontade e força de trabalhar, que todos os dias acordava às 4 da matina pra ir para o mercado e fazer o melhor sorvete do mundo. E hoje, na mesma hora que ele sempre acordava, Deus o chamou. Dessa vez não pra trabalhar, mas pra descansar ao seu lado”, diz o texto do neto Pedro Neris.
As lojas espalhadas por Fortaleza estarão fechadas hoje, 25. O enterro de Juarez será amanhã e haverá uma missa em homenagem ao empreendedor.

História - O cearense de Santana do Acaraú foi muito cedo para Parnaíba, no Piauí. Lá, trabalhando na padaria de um cunhado, ele criou a fórmula do sorvete por necessidade. “Ele [o cunhado] ficou de comprar umas máquinas. Três meses depois não tinha nada de máquina, então eu fui fazer”.
Por volta de 1972 ele montou a primeira sorveteria em Fortaleza em um estabelecimento da Avenida Barão de Studart. Nascia ali a ‘Sorveteria Juarez’. De lá saiu o sustento dele e da esposa, dos 13 filhos, e, mais tarde, 15 netos e sete bisnetos. “Tenho oito filhas. Todas formadas; uma em medicina. Tem bisneto meu que nasceu na Austrália”, orgulhava-se.
Com a entrada dos filhos e genros no negócio da família, outras lojas foram abertas nas Avenidas Washington Soares, Engenheiro Santana Júnior e Santos Dumont. Entretanto, o primeiro estabelecimento criado é a única que ele visita todo dia e faz questão de administrar.
Situado em um dos endereços nobres da Capital, o sorveteiro prefere conduzir o comércio à moda antiga; sem tabelas, sem cadernos de contas, sem controle informatizado dos gastos e lucros; apenas as contas “de cabeça”. “Eu vou no mercado e compro as frutas que estão precisando. Se tá precisando de oito eu compro oito. Se tá precisando de quatro, eu compro quatro”, detalha. A fachada e estrutura da primeira loja é outro ponto onde a tradição ganha. Nunca houve uma reforma desde a inauguração.
Com 4 lojas em Fortaleza e uma em Sobral, a sorveteria Juarez foi fundada nos anos de 1960 na cidade de Parnaíba, no Piauí e chegou em Fortaleza em 1973, quando seu Juarez abriu a primeira loja na Avenida Barão de Studart, a sua preferida, mesmo após a expansão da empresa. O próprio Juarez fazia questão de estar sempre nas lojas atendendo os clientes e falando sobre seus sorvetes, que são livres de emulsificantes, corantes e outros aditivos. 

Fonte: O POVO

"GRANDE CIDADÃO QUE FEZ HISTÓRIA NA CIDADE DE SOBRAL, QUE DESCANSE EM PAZ."

POSTADO POR: LUCIANO MELO - 25/01/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.