quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

CAMPEÃO DE PATINAÇÃO DA FRANÇA MOROU NO BAIRRO DO TAMARINDO DE SOBRAL


ATLETA OLIMPICO DA FRANÇA PATINADOR NASCIDO EM SOBRAL SE APOSENTA AOS 25 ANOS.

Campeão europeu em 2011, Florent Amódio, foi adotado por um casal de "gringos", quando era bebê, e participou de duas edições das Olimpíadas de inverno.
                                                               



   O único cearense a ter disputado os jogos Olímpicos de inverno - dono de uma história de vida marcante - já não vai ser mais profissional. Florent Amódio, nascido em 1990, na cidade de Sobral, a 250km de Fortaleza, anunciou aposentadoria. O patinador representante da França fará sua última apresentação entre os dias 25 e 31, no Campeonato Europeu da Eslováquia, que será realizado em Bratislava.

   De origem humilde, gerado às margens do Rio Acaraú, o então Francisco Thiago dos Santos foi "dado" a um casal de franceses quando ainda era bebê. A história veio à tona em 2010, nos jogos de inverno de Vancouver, no Canadá. Nessa mesma competição, foi o 12º lugar geral.

 " Eu não dei ele por perversidade , por ser uma pessoa ruim, Eu dei ele porque não tive condições de criar três filhos pequenos  de uma vez só. Um era maior e a outra era de colo. Eu morava  com a minha irmã, a Rosa, ela trabalhava e sustentava meus três filhos", explicou Delfina dos Santos, mãe do esportista, ao portal Tribuna do Ceará, em 2014.  

"O pai biológico de Florent, faleceu há mais de 10 anos, e atualmente ´Delfina é casada com Mauro Gomes. Os dois, mais o caçula de ex-merendeira, Adson Kevin, de 16 anos, vivem em uma casa alugada no bairro do tamarindo.

  Campeão europeu  em 2011, oito vezes o melhor patinador da França, Florent chegou a estrelar um curta-metragem chamado Programe Libre, onde interpretou um adolescente com o nome de Gauthier. Além disso, participou das Olimpíadas de inverno de Sochi 2014, na Rússia.

  "Eu estive pensando sobre isso por um longo tempo. Após os jogos Olímpicos em Sochi, eu decidí andar por mais dois anos, para eu tentar saber se conseguiria me qualificar para uma medalha nos jogos. No entanto, a diferença está ficando maior", revelou Amodio, que fez referências aos atletas mais jovens.

   Patinador desde os quatro anos, Florent visitou o brasil somente uma vez. como não possui contato com brasileiros, também não fala português . Em uma de suas apresentações, o francês utilizou três músicas em referência ao país de nascimento: "Balada" (Gustavo Lima), "Eu quero tchu, eu tcha" (João Lucas e Marcelo) e Memories of Sobral" (música instrumental criada por Sebastiem Damiani).

FONTE: SOBRAL 24 HORAS

"Ainda lembro desse garoto ainda pequeno, com a mãe dele pelo bairro do tamarindo, me lembro quando ela o chamava pelo nome de batismo Thiago, hoje ele é o Florent Amodio, as pessoas costumam usar uma frase assim: TEM MALES QUE VEM PARA O BEM,  não sei se ela cabe neste caso, mas o que sabemos é que o Thiago ou Florent, teve e ainda tem uma trajetória de sucesso, hoje nem português ele sabe falar, pois foi muito novinho para a França, ele fala francês obviamente, mas instintivamente, ele sempre teve um carinho especial pelo nosso Brasil, e depois que ele soube que é filho de uma brasileira, esse amor pela nossa pátria aumentou ainda mais, desejo ao jovem Florent, muito sucesso em sua vida, quem sabe um dia ele venha em nossa cidade, conhecer sua mãe biológica e seus irmãos, seria uma grande alegria para ela."

  ( LUCIANO MELO )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.