Nesse eu confio

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

SUSPEITOS DE MATAR PRESIDENTE DA CÂMARA DE TABULEIRO DO NORTE MORREM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

Os dois suspeitos de assassinar o presidente da Câmara Municipal de Tabuleiro do Norte, Marcos Aurélio de Araújo (PP), foram mortos na madrugada deste domingo 20/12, no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, após uma troca de tiros com agentes da Polícia Militar (PMCE). 

A operação envolveu agentes da Força Tática de Limoeiro do Norte e do Comando Tático Rural (Cotar) do Vale do Jaguaribe. 

O crime ocorreu na noite da última quinta-feira (26). Marcos Aurélio, de 57 anos, foi morto a tiros estava sentado em uma mesa na calçada de sua casa, acompanhado da sogra e de uma vizinha. Pelo menos nove disparos foram efetuados contra o político, que morreu no local. 

Em outubro, Marcos Aurélio foi reeleito para seu quarto mandato consecutivo na Câmara de Tabuleiro do Norte. Ele era considerado favorito para seguir como presidente da Casa, durante o biênio 2025-2027.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Portal Miséria

DÍVIDA CRESCE SOB LULA MAIS DO QUE NA PANDEMIA

Este ano, o endividamento público é de 80,01%.
A Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão do Senado que realiza o monitoramento das contas públicas, prevê que, sob o governo Lula (PT), a dívida pública crescerá 2,2 pontos, em 2025. Ou seja, especialistas da advertem que a chamada “Dívida Bruta do Governo Geral” vai representar 82,21% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas do País em um ano. Neste milênio, essa dívida superou a marca dos 80% só uma vez: em 2020, auge da pandemia. As informações são do jornalista Cláudio Humberto, colunista do Diário do Poder.

Este ano, o endividamento público é de 80,01%. O crescimento do PIB em 2025, segundo a IFI, será de apenas 1,8%.

No primeiro ano do governo Bolsonaro, a equipe econômica de Paulo Guedes reduziu a dívida pública de 75,3% para 74,4% do PIB.

A Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão do Senado que realiza o monitoramento das contas públicas, prevê que, sob o governo Lula (PT), a dívida pública crescerá 2,2 pontos, em 2025. Ou seja, especialistas da advertem que a chamada “Dívida Bruta do Governo Geral” vai representar 82,21% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas do País em um ano. Neste milênio, essa dívida superou a marca dos 80% só uma vez: em 2020, auge da pandemia. As informações são do jornalista Cláudio Humberto, colunista do Diário do Poder.

Este ano, o endividamento público é de 80,01%. O crescimento do PIB em 2025, segundo a IFI, será de apenas 1,8%.

No primeiro ano do governo Bolsonaro, a equipe econômica de Paulo Guedes reduziu a dívida pública de 75,3% para 74,4% do PIB.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Diário do Poder

'ESSE EX-PRESIDIÁRIO, VAI ACABAR COM O NOSSO PAÍS.'

MUITA BALA E SANGUE NA NOITE DESTE DOMINGO(29) NA CIDADE DE SOBRAL

Na noite deste domingo (29), uma perseguição policial que começou na localidade de Baracho, em Sobral, se estendeu até o bairro Padre Palhano, e resultou em uma troca de tiros e prisões. A ação envolveu um veículo Kwid preto com vários ocupantes, incluindo três mulheres e um homem.

Durante a perseguição, um dos homens foi atingido por um tiro na perna. Ele foi socorrido pela polícia e encaminhado para a Santa Casa de Sobral, onde recebe atendimento médico. Paralelamente, um rapaz e as três mulheres que estavam no veículo foram detidos e apresentados ao delegado plantonista na delegacia de Sobral.

De acordo com as informações, além das prisões, a polícia apreendeu uma pistola, celulares e munições durante a operação. As investigações seguem em andamento para esclarecer os detalhes da ação e a motivação dos suspeitos.

A ocorrência segue em andamento, com a polícia militar atuando na elucidação do caso.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Portal: Sobral Online

MULHER MORRE BALEADA APÓS MOTORISTA DE APLICATIVO ENTRAR POR ENGANO EM COMUNIDADE DO RIO

Uma passageira morreu na noite deste sábado 28/12 após o motorista de aplicativo que a levava entrar por engano na favela do Fontela, em Vargem Pequena, na zona oeste do Rio.

A vítima, identificada como Diely da Silva Maia, de 34 anos, moradora de São Paulo, passando férias no Rio, estava sentada no banco de trás do veículo quando foi atingida. Ela morreu na hora.

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios, que tenta descobrir as circunstâncias do crime, assim como identificar os responsáveis pelos disparos.

O motorista, Anderson Sales Pinheiro, também foi alvo de disparos e contou aos policiais militares que teve o carro alvejado logo que entrou na comunidade.

Ele está internado no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, também na região oeste da cidade.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte G1

sábado, 28 de dezembro de 2024

MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA, JÁ SÃO 293 MULHERES


MULHER É ENCONTRADA MORTA EM SOBRAL; COMPANHEIRO É O PRINCIPALSUSPEITO.*

Na noite desta sexta-feira, 27 de dezembro, Leyvimar de Souza Coutinho, de 49 anos, foi encontrada morta dentro de sua residência, localizada na Rua Raimundo Alves, no bairro Terrenos Novos, em Sobral. De acordo com informações da Polícia Civil, o principal suspeito do crime é o companheiro da vítima, que está foragido.

Populares relataram que Leyvimar era frequentemente vítima de agressões por parte do companheiro, levantando suspeitas de que a violência doméstica tenha culminado em sua morte. A Polícia Civil já iniciou as investigações e trabalha para localizar o suspeito.

O caso reforça a urgência do combate à violência contra a mulher, que, segundo dados recentes, tem registrado índices alarmantes em todo o país. Autoridades locais pedem que qualquer informação sobre o paradeiro do suspeito seja imediatamente comunicada à polícia.

Por: Blog Luciano Melo Oficial



quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

GLEISE É APONTADA COMO EVENTUAL CANDIDATA DO PT À PRESIDÊNCIA EM 2026

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que não pretende ser candidata à Presidência da República nas eleições de 2026. A fala foi feita após o anúncio de que seu nome será incluído em uma pesquisa de intenção de voto pelo instituto Paraná Pesquisas em janeiro de 2025.

Em sua conta na rede social X/Twitter, Gleisi alegou que o PT já possui um candidato definido: o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Leio que meu nome foi incluído por um instituto em pesquisa presidencial. Não pedi, não sou e nem pretendo ser candidata. O nome do PT para 2026 é Lula”, escreveu.

Embora Lula seja apontado como o principal nome da esquerda para 2026, questões relacionadas à sua saúde e idade alimentam o debate sobre a viabilidade de sua candidatura. O presidente, que recentemente passou por uma cirurgia na cabeça, terá 81 anos ao final do atual mandato.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: @conexaopoliticabrasil / Instagram

'SERÁ O FUNDO DO POÇO TOTAL, ESSA MULHER NA PRESIDÊNCIA DO NOSSO PAÍS.'

GILMAR MENDES ARQUIVA INQUÉRITO CONTRA AÉCIO NEVES E EXPÔE BRECHAS PARA IMPUNIDADE POLÍTICA

Ministro do STF aponta irregularidades, mas decisão encerra investigação sobre omissão de R$ 2,5 milhões na campanha de 2014, reforçando críticas sobre a blindagem de política.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta segunda-feira (23) o inquérito contra o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), que era investigado por omitir R$ 2,5 milhões em despesas de campanha na eleição presidencial de 2014, por meio de contratos e notas fiscais falsas para encobrir doações não declaradas à Justiça Eleitoral. A decisão foi motivada por irregularidades apontadas no processo, incluindo o excesso de prazo das investigações, a falta de provas relevantes apresentadas pela Polícia Federal e o uso de um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), obtido sem autorização judicial, mesmo após a competência do caso já ter sido delineada à Justiça Eleitoral de Belo Horizonte. Mendes criticou a atuação da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao inserir o relatório nos autos, afirmando que tal medida ultrapassou as atribuições legais e constitucionais, uma vez que a PGR deveria ter encaminhar os autos às autoridades competentes sem avançar nas investigações.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Blog do César Wagner

'NOSSO PAÍS ESTÁ PERDIDO COM ESSE STF, FAZEM O QUE QUEREM A SEU BEL PRAZER,SÓ PEGAM PESADO COM QUEM É DE DIREITA E SEUS ALIADOS.'

PRF AFASTA AGENTES ENVOLVIDOS EM AÇÃO QUE TERMINOU COM JOVEM BALEADA NA CABEÇA NA VÉSPERA DE NATAL

A Corregedoria-Geral da Polícia Rodoviária Federal determinou o afastamento dos agentes envolvidos em uma ação que resultou em uma jovem de 26 anos baleada na cabeça, na BR-040, na terça-feira (24), véspera de Natal.

Em nota, a PRF lamentou o ocorrido e informou que os policiais foram afastados preventivamente de todas as atividades operacionais.

A Coordenação-Geral de Direitos Humanos da PRF está acompanhando o caso e prestando assistência à família da vítima, Juliana Leite Rangel. Além disso, a PRF está colaborando com a Polícia Federal no fornecimento de informações para as investigações.

Juliana estava a caminho de Itaipu, Niterói, para passar o Natal com familiares, quando o veículo foi atingido por disparos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Seu pai, Alexandre Rangel, de 53 anos, que dirigia o carro, afirmou que ao ouvir a sirene do veículo policial, ele ligou a seta para sinalizar a intenção de encostar. Porém, os agentes já começaram a disparar assim que saíram do carro.

“Falei para a minha filha: ‘Abaixa, abaixa’. Eu abaixei, meu filho deitou no fundo do carro, mas infelizmente o tiro pegou na minha filha. Eles já desceram do carro perguntando: ‘Porque você atirou no meu carro?’. Só que nem arma eu tenho, como é que eu atirei em você?”, contou Alexandre.

Juliana foi levada ao Hospital Adão Pereira Nunes, onde passou por cirurgia. De acordo com a prefeitura de Duque de Caxias, seu estado de saúde é considerado gravíssimo. Alexandre também foi baleado na mão esquerda, mas não sofreu fraturas e recebeu alta na noite de terça-feira.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Gazeta Brasil

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

CONFIRMADO: LULA EXCLUI PRESOS DO 8 DE JANEIRO DO INDULTO DE NATAL; VEJA OS BENEFICIADOS

Pelo segundo ano consecutivo, os presos envolvidos nos atos de vandalismo contra os Poderes em Brasília, ocorridos em 8 de janeiro, não terão direito ao indulto natalino. A decisão, confirmada na edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda-feira 23/12, mantém a exclusão de condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito.

O indulto de 2024 foi concedido a mulheres grávidas de alto risco e a portadores de HIV em estágio terminal, além de pessoas com doenças graves, crônicas ou altamente contagiosas, que não possam ser tratadas no sistema prisional. No entanto, condenados por crimes como tortura, racismo, terrorismo, lavagem de dinheiro, abuso de autoridade e crimes contra a administração pública ficam fora do alcance do perdão.

Entre as categorias que poderão ser beneficiadas com o indulto, estão as pessoas com mais de 60 anos, mulheres responsáveis pelos cuidados de filhos de até 12 anos e aqueles com doenças graves. O perdão não será concedido, no entanto, a indivíduos envolvidos em facções criminosas com papel de liderança, ou aqueles em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) e em penitenciárias de segurança máxima.

A medida de 2024 exclui ainda condenados por crimes hediondos e de violência contra mulheres, crianças e adolescentes, além daqueles que tiverem cometido faltas disciplinares graves nos últimos 12 meses ou colaborado com organizações criminosas.

De acordo com o decreto, o indulto é uma prerrogativa do presidente da República, com a finalidade de conceder perdão a determinados condenados de acordo com critérios objetivos, como o cumprimento de parte da pena, participação em programas educacionais ou de trabalho e bom comportamento. O indulto coletivo é tradicionalmente concedido no período próximo ao Natal.

Critérios para Receber o Indulto
  1. Condenados por crimes sem violência ou ameaça grave: crimes culposos (sem intenção), pena menor ou igual a 8 anos e que tenham cumprido parte da pena (1/5 ou mais, dependendo da reincidência).
  2. Condenados com condições especiais: idosos, gestantes, pessoas com doenças graves (exemplo: câncer avançado, insuficiência renal), deficiência severa ou transtornos graves do espectro autista, portadores de HIV em estágio terminal.
  3. Mães e cuidadoras: mulheres com filhos de até 12 anos (ou de qualquer idade, se deficientes) que dependam de seus cuidados.
  4. Critérios adicionais para redução de pena: participação em programas educacionais ou de trabalho, reincidência e bom comportamento.
Exclusões do Indulto de Natal
  1. Condenados por crimes graves: crimes hediondos ou equiparados (exemplo: estupro ou tortura), crimes de violência contra mulheres (exemplo: feminicídio ou violência doméstica), crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, terrorismo ou ligados ao tráfico de drogas, crimes sexuais contra crianças e adolescentes, crimes contra o Estado Democrático de Direito.
  2. Pessoas em situações específicas: integrantes de facções criminosas com papel relevante ou liderança, presos sob RDD, aqueles em penitenciárias de segurança máxima.
  3. Regras adicionais: quem cometeu falta disciplinar grave nos últimos 12 meses, colaboradores premiados, independentemente do crime praticado.
Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Gazeta Brasil / Foto ilustrativa

'ESSE EX-PRESIDIÁRIO, JUNTO COM O STF ESTÃO ACABANDO COM O NOSSO PAÍS, O EX-PRESIDIÁRIO VAI FAZENDO E O STF DANDO APOIO.'

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

RELÓGIO DE R$ 600 MIL NO PULSO DE MINISTRO DO STF LEVANTA INDICAÇÃO PÚBLICA

Minha amiga Paula Marisa pergunta: como alguém que ganha um salário de R$ 45 mil consegue comprar um relógio de R$ 600 mil? Ela está falando de um ministro do STF cujo nome vou me esforçar ao máximo para não mencionar aqui, mas que vocês sabem quem é. A pergunta da Paula é pertinente, mas no texto de hoje vou propor que se troque o “como” pelo “por que”*.

Tenebrosas transações

A mudança na pergunta exige que se mude também o olhar sobre os ministros do STF – mais especificamente sobre esse cujo nome, já disse, não vou mencionar nem sob tortura. O “como” pressupõe tenebrosas transações, do tipo que subtrai a nossa pátria-mãe tão distraída desde a música do Chico Buarque. Não estou dizendo que elas não ocorram. Mas, se elas ocorrem de fato, me interessa mais entender por quê.

Nanossegundo

O que leva um ministro do STF a exibir todo orgulho um relógio avaliado em R$600 mil? Será que é apenas o valor pecuniário do objeto? Ou será que ele faz questão mesmo de possuir um relógio que não atrase nem um mísero nanossegundo? Afinal, ele não pode chegar atrasado ao Grande Combate em Defesa da Democracia. Ou será que ele já perdeu a noção da realidade a ponto de achar que R$600 mil e R$600 são a mesma coisa? É sempre uma possibilidade...

Predileção divina

Mas o mais provável mesmo é que o relógio de R$600 mil sirva para expressar o orgulho vaidoso típico desta nossa época cafona e malévola, na qual os sinais exteriores de poder e abundância são ostentados como prova da predileção divina. Só que, no caso do ministro, o deus que o privilegia é outro. É o Estado, que prometeu ao coitado o reino neste mundo – e ele, ao que parece, aceitou.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Via Blog César Wagner

FAMÍLIA DE TURISTA MORTO EM JERICOACOARA FAZ VAQUINHA SOLIDÁRIA PARA TRANSPORTAR


A família de Henrique Marquez de Jesus, adolescente de 16 anos encontrado morto após ficar desaparecido em Jericoacoara, no litoral do Ceará, pede ajuda da população por meio de uma vaquinha solidária, para fazer o traslado do corpo do rapaz para o litoral de São Paulo. O valor do traslado é de R$ 13 mil.

A família diz que não consegue arcar com o valor no momento. “Nessa hora precisamos muito da ajuda de nossos amigos”, lê-se na mensagem. “Qualquer ajuda importa muito!” As contribuições podem ser enviadas para a chave pix rayssamj17@gmail.com, no nome de Raissa Martins de Jesus.

O pai do adolescente, Danilo Martins de Jesus, conta que o rapaz estava em Jericoacoara há uma semana e os dois planejavam retornar para Santos no dia seguinte ao desaparecimento.

Ele foi encontrado morto na Lagoa do Paraíso em Jijoca de Jericoacoara, na tarde desta quarta-feira (18). O adolescente estava desaparecido desde a madrugada entre segunda-feira (16) e terça-feira (17). A vítima estava de férias com o pai no destino turístico e não foi mais visto após voltar sozinho para o hotel onde estavam hospedados.

Na noite da segunda-feira, o jovem decidiu voltar sozinho ao hotel para recarregar o celular e descansar. Entretanto, ao retornar ao hotel horas depois, Danilo não encontrou o filho e iniciou buscas pela cidade.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que um inquérito policial foi instaurado na Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara, unidade da Polícia Civil responsável pelas investigações do caso. Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) também foram acionadas para auxiliar nas buscas. Segundo a SSPDS, imagens de câmeras de segurança são analisadas para ajudar a elucidar o desaparecimento.

Por: Blog Luciano Melo Oficial

'O CORRETO SERIA O GOVERNO DO CEARÁ, CUSTEAR ESSA DESPEZA.'

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

TRAFICANTES DO CV COM ATUAÇÃO NO CEARÁ ESTÃO ENTRE OS ALVOS DE OPERAÇÃO DA PMRJ NA ROCINHA

(Foto: divulgação/PMRJ)

17/12/2024 11:42

A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ) realizou, na madrugada desta terça-feira (17), uma operação na comunidade da Rocinha, em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro. A ação teve como objetivo cumprir 34 mandados de prisão contra integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV). Entre os alvos, segundo informações do portal G1 do Rio de Janeiro, estão traficantes com atuação no Ceará e em outros estados.

Coordenada pelo Comando de Operações Especiais (COE) e apoiada pelo Ministério Público do Rio (MPRJ), a operação também incluiu o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão. Durante as buscas, os agentes apreenderam 40 tabletes de cocaína, dois revólveresmunição e uma estufa utilizada para a produção de maconha. O material foi encontrado na parte alta da comunidade.

A ação faz parte de uma estratégia das forças de segurança do Estado para desarticular o tráfico de drogas e prender membros de organizações criminosas que atuam dentro e fora do Rio de Janeiro. A Polícia Militar informou que as investigações indicam o envolvimento de criminosos de diferentes estados, reforçando a conexão interestadual da facção.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: G1

"CORREU": HADDAD ANUNCIA FÉRIAS EM MEIO A DÓLAR RECORDE E DESAJUSTE FISCAL

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, marcou férias para o início de 2025. Conforme publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 17/12, ele vai ficar afastado das atividades entre os dias 2 e 21 de janeiro.

As férias de Haddad acontecem em um momento conturbado no âmbito econômico do Brasil.

Na parte fiscal, a Câmara e o Senado ainda não votaram o tão esperado pacote de corte de gastos do governo federal, apresentado no mês passado, e que pode ficar para o ano que vem. O projeto estima uma economia de R$ 70 bilhões em dois anos e tem o objetivo de tentar reequilibrar as contas públicas.

Além disso, o Congresso Nacional corre contra o tempo para votar antes do recesso o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e a proposta de Orçamento da União para 2025.

Enquanto Haddad descansa, dólar supera os R$ 6

Enquanto isso, o câmbio também preocupa: nesta terça-feira, 17, o dólar caminha para um novo recorde nominal e atingiu o pico de R$ 6,20 às 12h16.

Mas tudo isso parece não ser motivo suficiente para Haddad adiar as férias. Aliás, o ministro já se antecipou e programou um segundo período de descanso — de 11 a 20 de julho. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emitiu um despacho com a autorização para as datas. 
 
Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Revista Oeste

'O PT VAI ACABAR, COM NOSSO PAÍS.'

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

111 HOMICÍDIOS EM SOBRAL! HOMEM É EXECUTADO COM VÁRIOS TIROS NO BAIRRO PADRE PALHANO

Na noite desta terça-feira, dia 17/12, mais um crime de homem foi registrado no bairro Padre Palhano. A vítima, identificada pelo prenome de Joel, foi executada com vários tiros.

Os autores do crime ocupavam uma motocicleta Honda de cor vermelha e sem placa de identificação. Os criminosos fugiram logo após o crime, tomando rumo ignorado.

Sobral registra 111 homicídios dolosos no corrente ano!

A Polícia Civil irá investigar a autoria e a motivação do crime.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Sobral24Horas

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

VÍDEO: ENTREGADOR É ASSASSINADO EM SÃO PAULO POR FALTA DE REFRIGERANTE EM PEDIDO

Um entregador de pizza foi morto durante uma entrega no bairro Campo Limpo, zona sul de São Paulo, devido a uma falha no pedido de um cliente. Segundo reportagem do Brasil Urgente da TV Band, o homem de 34 anos foi morto com dois tiros no peito após o cliente reclamar da falta de um refrigerante no pedido. (Vídeo no final da matéria).

Imagens de câmeras de segurança da rua, divulgadas pela emissora, mostram o momento da discussão e dos disparos. O cliente, que havia feito o pedido, dispara dois tiros à queima-roupa. O entregador cai no chão e, em seguida, o homem o arrasta para o outro lado da rua.

Na sequência, o atirador pega a moto do entregador e a estaciona do outro lado da rua. A mochila com os pedidos é levada para dentro da casa do cliente.

A polícia prendeu o homem após dois meses de buscas. Agora, a Justiça decretou a prisão preventiva do atirador.

Antes dos disparos, o motoboy chegou a entrar em contato com a pizzaria e pediu para que o refrigerante fosse entregue. O dono do estabelecimento foi até a casa do cliente para entregar o refrigerante.

No entanto, ao chegar ao local, o estado de saúde da vítima já era considerado grave. O dono da pizzaria levou o entregador até o hospital do Campo Limpo, onde a morte foi confirmada.

Com informações de Gazeta Brasil

PRISÃO DE BRAGA NETTO ABRE UM PERIGOSÍSSIMO PRECEDENTE

A prisão do general quatro estrelas Braga Netto pela Polícia Federal marca um momento histórico no Brasil, sendo a primeira vez que um oficial dessa patente é detido. No entanto, as circunstâncias que cercam essa prisão levantam sérias questões sobre a integridade do sistema de Justiça e os fundamentos utilizados para sustentar tal medida.

Segundo a reportagem da Revista Oeste, a prisão de Braga Netto teria sido motivada por alegações de que ele teria tentado obter informações relacionadas à delação premiada de Mauro Cid. A suposta evidência apresentada pela Polícia Federal consiste em rumores de que os pais de Mauro Cid teriam entrado em contato com o general, corroborados por mensagens de WhatsApp trocadas por terceiros.

No direito americano, rumores desse tipo são conhecidos como hearsay — informações indiretas ou de segunda mão que, sem confirmação ou provas, não têm valor jurídico. A doutrina jurídica brasileira, embora distinta, também exige que essas provas sejam fundamentadas em fatos concretos e verificáveis. Apenas indícios que estabeleçam uma relação clara entre o acusado e o ato investigado podem sustentar medidas drásticas como a prisão.

Se confirmadas as alegações da reportagem, o caso Braga Netto exemplifica um perigoso precedente: a prisão de uma figura pública baseada em fofocas e suposições. Essa abordagem não apenas compromete a credibilidade do sistema de Justiça, como também solapa garantias fundamentais, como o devido processo legal e o direito à ampla defesa.

É inquietante observar que líderes de facções criminosas, com provas concretas de envolvimento em atividades ilícitas, frequentemente recebem tratamento mais cauteloso do que figuras públicas acusadas de forma nebulosa. A detenção de Braga Netto, amparada em evidências tão frágeis, expõe uma seletividade preocupante no uso do aparato estatal, levantando suspeitas de motivações políticas por trás da decisão.

Além das questões jurídicas, a prisão do general carrega implicações institucionais profundas. As Forças Armadas, já sob constante escrutínio em um ambiente político polarizado, podem interpretar esse evento como uma tentativa de desmoralização de sua cúpula. O risco de enfraquecimento da confiança na independência e isenção das instituições brasileiras torna-se ainda mais evidente.

Se o que se apresenta é uma prisão sem bases jurídicas sólidas, estamos diante de um cenário grave. A Justiça, quando instrumentalizada, perde sua essência e se transforma em ferramenta de perseguição. Tal prática não apenas viola direitos individuais, mas ameaça a estabilidade de um Estado Democrático de Direito, que deve garantir tratamento equitativo para todos, independentemente de sua posição ou filiação política.

O caso Braga Netto exige apuração rigorosa e transparente. Não se trata apenas de defender o indivíduo, mas de preservar os princípios fundamentais que regem o sistema jurídico brasileiro. Sem esses pilares, a Justiça deixa de ser justiça e torna-se um instrumento de arbitrariedade.

Por: Blog Luciano Melo Oficial

'VIVEMOS UMA COMPLETA, INVERSÃO DE VALORES.'

sábado, 14 de dezembro de 2024

URGENTE: EUA FIXAM 10 DE JANEIRO COMO DATA-LIMITE PARA NICOLÁS MADURO DEIXAR O PODER NA VENEZUELA

A Embaixada dos Estados Unidos para a Venezuela, operando em Bogotá desde 2019, declarou nesta quinta-feira 12/12 que o dia 10 de janeiro, data de posse presidencial no país sul-americano, é o prazo final para que o ditador Nicolás Maduro deixe o poder. A declaração, publicada na plataforma X, foi assinada por Francisco Palmieri, chefe da Missão dos Estados Unidos na Venezuela.

“Dez de janeiro é a data-limite para Nicolás Maduro. Recusar uma transição democrática representará a ruptura definitiva com a ordem constitucional e mergulhará a Venezuela em uma crise ainda mais profunda. Ele terá de enfrentar uma comunidade internacional mais unida e uma falta de legitimidade ainda maior”, afirmou Palmieri.

Os EUA, junto com outros países, reconhecem Edmundo González, candidato da oposição, como vencedor das eleições presidenciais de julho. Contudo, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), sob controle chavista, proclamou Maduro como vencedor sem apresentar as atas de votação das seções eleitorais, gerando dúvidas sobre a legitimidade do resultado. Por outro lado, a oposição disponibilizou em um site mais de 80% das atas que comprovam a vitória de González.

Atualmente exilado na Espanha desde setembro, após ter sua prisão decretada pela Justiça venezuelana, González afirmou que retornará ao país para tomar posse em 10 de janeiro.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Hora Brasília

QUEM PROCURA, ACHA: PM APOSENTADO MANDA DOIS ASSALTANTES DIRETO PARA "PEDRA DO IML", VÍDEOS - CENAS FORTES

As redes sociais explodiram mais uma vez com a repercussão de um caso ocorrido em 12 de novembro de 2023, na Rodovia Fernão Dias, zona norte de São Paulo. O episódio, registrado em vídeo por um motorista que passava pelo local, mostra a reação de um policial militar aposentado, de 54 anos, ex-integrante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), a uma tentativa de assalto. A ação resultou na morte de dois suspeitos e foi marcada pela contundência com que o PM agiu.

O vídeo que voltou à tona nas últimas semanas exibe cenas chocantes. Nas imagens, o policial, após entrar em luta corporal com os dois homens, dispara contra os suspeitos já caídos no chão. A gravação, compartilhada amplamente, reacendeu discussões sobre legítima defesa, uso da força e segurança pública. 

O caso: tentativa de assalto frustrada 

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a tentativa de assalto ocorreu por volta das 15h40, próximo ao acesso da Ponte Presidente Dutra. O PM aposentado estava com sua esposa em uma motocicleta quando percebeu dois homens se aproximando em outra moto. Um dos suspeitos teria anunciado o assalto, apontando uma arma para o casal. 

“O policial interveio e reagiu à abordagem, atingindo os suspeitos”, afirma a nota divulgada pela SSP. Ambos os homens morreram no local, e as investigações revelaram que a motocicleta usada por eles havia sido roubada no dia anterior. O veículo foi restituído ao dono após o incidente. 

O caso foi registrado como homicídio no 19º Distrito Policial (Vila Maria) com excludente de ilicitude, ou seja, ação considerada legítima defesa. O retorno do caso às discussões públicas, um ano após o ocorrido, demonstra o poder das redes sociais na perpetuação de narrativas e no acirramento de opiniões. Com milhares de compartilhamentos e comentários, as imagens seguem alimentando o debate.


Por: Blog Luciano Melo Oficial

'CADA ESCOLHA, UMA CONSEQUÊNCIA.'

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

FIM DA "INDUSTRIA DAS MULTAS" ? CÂMARA APROVA PROJETO QUE OBRIGA IMAGENS NAS MULTAS DE TRÂNSITO

Projeto de Dayany busca coibir multas injustas e garantir transparência, transferindo ao Estado a obrigação de comprovar infrações.

A Comissão de Viação e Transportes ( CVT ) da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira(11) o projeto de lei PL 2990/24 da deputada federal Dayany Bittencourt (União Brasil/CE) que torna obrigatório a imagem da placa e do ato ilícito nas multas de trânsito registradas por equipamento eletrônico.

O Projeto de Lei nasceu com o objetivo principal de combater a “indústria da multa”, nesse sentido, obriga que os autos de infrações de trânsito (multa) registrados por sistema de videomonitoramento, aparelho eletrônico ou por equipamento audiovisual deverão conter sempre a imagem da conduta ilícita praticada e a imagem com a placa do veículo, sob pena de nulidade (da multa não valer).

“Com essa mudança que propomos, o cidadão não terá ônus de provar que não cometeu a infração, e sim o Estado que deverá comprovar que foi o cidadão que realmente cometeu”, explica Dayany.

A indústria da multa é forte no nosso país e muitas das infrações de trânsito (multa) são ilegais. “Queremos que essas multas venham acompanhadas das imagens para, de fato, comprovar e dar validade às multas.” ressalta a deputada.

Agora, o PL vai para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e depois segue para o Senado.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Blog César Wagner

LOUCURA: HOMEM ROUBA AMBULÂNCIA DO SAMU EM ATENDIMENTO EM PE; VEJA VÍDEO

Veículo foi levado durante atendimento na zona sul do Recife.
Um homem foi preso após roubar uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no bairro da Cohab, na zona sul do Recife. O crime ocorreu na madrugada de sábado 16/12, enquanto a equipe do Samu atendia uma ocorrência. O veículo foi recuperado rapidamente pela Polícia Militar, o caso é investigado pela Polícia Civil.

O Que Aconteceu 

Roubo da Ambulância: O incidente ocorreu na Rua Engenho Araquara, por volta das 2h32, enquanto o Samu atendia uma emergência. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o homem entra na ambulância e a leva, enquanto um socorrista preparava uma maca. O socorrista tentou alcançar o veículo, mas o homem fugiu rapidamente, dobrando a esquina. Recuperação do Veículo: A equipe do Samu acionou a polícia imediatamente após o roubo. A Polícia Militar do Recife localizou a ambulância durante as primeiras diligências e a devolveu à equipe do Samu. Investigações: A Polícia Civil informou que a Delegacia do Ibura abriu um inquérito para investigar o caso. Até o momento, o nome do suspeito não foi divulgado pelas autoridades. Vídeo: Homem rouba ambulância do Samu em atendimento em Pernambuco

Pi24h

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

SALÁRIO MÍNIMO DE 2025 TEM REDUÇÃO DE R$ 11 DEVIDO AO PACOTE FISCAL DE LULA E HADDAD

O pacote fiscal elaborado pela equipe econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propõe uma redução no ritmo de crescimento do salário mínimo. Embora o valor da remuneração base não diminua, o aumento será menor. Em 2025, estima-se que o salário mínimo será de R$ 1.517, o que representa uma alta de R$ 105 em relação a 2024, mas R$ 11 a menos do que o aumento previsto pela fórmula atual.

Em junho de 2024, o preço médio do arroz era de R$ 6,52, segundo o Procon-SP, enquanto o litro do leite custava em média R$ 2,80, conforme levantamento da USP. Esses produtos seriam alguns dos que poderiam ser adquiridos com a diferença estimada no aumento do salário mínimo.

A proposta do governo é limitar o reajuste do salário mínimo a 2,5% acima da inflação. Em 2025, com base nesse novo critério, o valor passaria de R$ 1.412 para R$ 1.517, o que representa um aumento de R$ 105. Caso a regra atual fosse mantida, o valor seria de R$ 1.528, com um reajuste de R$ 116.

A variação da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) nos últimos 12 meses até novembro foi de 4,84%, enquanto o PIB (Produto Interno Bruto) de referência foi de 3,2%. A nova fórmula para o reajuste é: salário mínimo + (salário mínimo x INPC) = correção pela inflação; correção pela inflação + (correção pela inflação x crescimento real) = novo salário mínimo.

Com essa medida, o Ministério da Fazenda projeta uma economia de R$ 2,2 bilhões em 2025 e R$ 109,8 bilhões até 2030. Isso ocorre porque muitos benefícios, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), estão atrelados ao salário mínimo. Quanto maior o reajuste, maior o impacto nos gastos do governo.

O objetivo principal da proposta é equilibrar as contas públicas, com a meta de alcançar um déficit zero em 2025 e superávits fiscais nos anos seguintes. Para isso, é necessário aumentar a arrecadação e reduzir as despesas, uma tarefa que ainda apresenta desafios, mesmo com a administração de Lula no segundo semestre de seu terceiro mandato.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Gazeta Brasil

ZANIN, DO STF, DETERMINA VOLTA DE PRESIDENTE DO TJ-MS AO CARGO

O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou o retorno do desembargador Sérgio Fernandes Martins ao cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Martins foi afastado do cargo no final de outubro, assim como outros quatro desembargadores. Ele é investigado pela PF (Polícia Federal) sob suspeita de integrar um esquema de venda de decisões no tribunal.

A decisão de o reintegrar ao cargo, da última quinta-feira (5), atende a um pedido do advogado de Martins, Rodrigo Mudrovitsch, que defendeu não haver indícios de que o magistrado teria se beneficiado financeiramente de venda de decisões.

A PF apura as ligações entre o grupo do advogado Félix Jayme Nunes da Cunha e do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves com os desembargadores investigados.

Andreson foi preso em 26 de novembro devido a suspeita de corrupção envolvendo servidores do STJ (Superior Tribunal de Justiça), outra Corte em que o grupo vendia influência sobre decisões judiciais, segundo aponta a investigação.

No pedido de afastamento, a PF apontou que Martins comprou carros e gados com dinheiro vivo e notou que o magistrado teve um aumento patrimonial de R$ 102 mil em espécie de 2022 para 2023, o que indicaria participação no esquema criminoso.

O afastamento de Martins do cargo foi determinado pelo ministro Francisco Falcão, do STJ, antes de o caso ser enviado ao STF.

Na decisão da semana passada, Zanin considerou que a documentação apresentada por Martins esclarece a suspeita sobre as transações apontadas pela PF.

Sua determinação se baseia em parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, a favor do retorno de Martins ao cargo.

Gonet sustentou que "o requerente apresentou documentação que justifica as transações bancárias questionadas pela autoridade policial, afastando, ao menos inicialmente, os fundamentos que ensejaram a decretação de medidas cautelares em seu desfavor."

O desembargador apresentou documentos alegando que recebeu R$ 95 mil do pai para comprar um carro e que teria recebido uma doação de gado, também de seu pai, "em transações declaradas à Receita Federal".

Zanin também reverteu a medida que havia proibido o contato entre Martins e os demais funcionários do TJ-MS, assim como o monitoramento eletrônico (uso de tornozeleira eletrônica).

A decisão está sob sigilo. Também foram afastados de seus cargos os desembargadores Vladimir Abreu da Silva, Marcos José de Brito Rodrigues, Sideni Soncini Pimentel e Alexandre Aguiar Bastos.

Por: Blog luciano Melo Oficial / Fonte: Notícias Uol / Foto: ilustrativa

DEPUTADA CHRIS TONIETTO DENUNCIA 'ESQUIZOFRENIA JURÍDICA': MUITOS ESTÃO ABSOLUTAMENTE ENTREGUES AO ARBÍTRIO DOS JULGADORES, E ISSO É PÉSSIMO PARA A DEMOCRACIA

A deputada Chris Tonietto, ao discursar no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Expressão, na Câmara dos Deputados, enfatizou que o debate sequer deveria existir, tendo em vista que a liberdade de expressão já é protegida pela Constituição, como cláusula pétrea, mas que essa defesa se faz necessária diante de um cenário de “esquizofrenia jurídica”. 

Chris Tonietto disse: “sinceramente, é realmente bastante triste a gente precisar criar uma frente parlamentar para defender o óbvio”. A deputada explicou que sua ponderação não visava desmerecer a criação da frente parlamentar, e disse: “Muito pelo contrário: a gente sabe que a gente está diante de uma insegurança jurídica, a gente está diante de um estado de coisas tão perverso, tão absurdo, tão crítico, que isso torna a sua atitude praticamente um ato de heroísmo, quase de ter que defender aquilo que realmente deveria ser algo que é perene, que simplesmente  não precisaria estar sendo defendido. A gente não deveria estar aqui, por exemplo, numa noite, defendendo algo que todos nós deveríamos fazer com muita tranquilidade. E não é isso que a gente tá vendo hoje. A gente está vivendo um cenário de esquizofrenia jurídica, de insegurança jurídica, de instabilidade jurídica mesmo. Muitos estão absolutamente entregues ao arbítrio dos julgadores, e isso é péssimo. Péssimo para a democracia”.

A deputada Chris Tonietto lembrou que a Constituição deveria ser a baliza para todas as outras leis e também para a atuação das instituições, e que isso não está ocorrendo. Ela exemplificou: “foram citados aqui alguns casos concretos (...) a questão da revista Crusoé e tantas outras revistas, censura de jornalistas, livros didáticos. Porque não concordam com o conteúdo, então censura o trecho do livro didático. Daqui a pouco vai ser a Bíblia! Deus me livre. Então, isso é um atentado à Constituição. A gente tem na Constituição o artigo quinto, como cláusula pétrea, que não deveria nem estar sendo discutido. Imagina, alguém vai atacar a cláusula pétrea da Constituição, se nem por emenda constitucional pode ser modificada? Então, a gente está nesse estado de coisas”.

A deputada rebateu a ladainha de que a censura poderia ser admitida porque a liberdade de expressão não pode ser uma licença para cometer crimes. Ela explicou que, em casos de excessos, a pessoa ofendida pode buscar seus direitos e ter a reparação do dano. Tonietto ponderou: “Agora, a gente vê isso de forma absolutamente seletiva”. Ela deu o exemplo de um grupo conhecido, que atua na velha imprensa, e que, de forma reiterada, afronta o sentimento religioso da maioria da população brasileira. Ela disse: “em nome da liberdade de expressão, entre aspas, eles têm, de fato, uma liberdade ampla para fazer o que bem entendem e para ferir o sentimento religioso”. Tonietto ponderou que existe um crime, previsto no Código Penal, de vilipêndio, e questionou: “Por que determinados grupos têm, aparentemente, uma licença - isso tudo em nome da pseudo liberdade de expressão - para cometer delitos, e outros, que abrem a boca para divergir… Divergência é algo que é salutar para democracia, (...) Absolutamente natural. Agora, por que um grupo pode falar, e outro grupo não pode falar?”.

Chris Tonietto afirmou: “a gente está vivendo esse retrato do Brasil que, infelizmente, vai caminhando para uma ditadura de opinião. O silenciamento coletivo de um determinado grupo, que simplesmente não pode mais se expressar livremente, não pode ter essa liberdade de consciência, de crença, liberdade de pensamento, independentemente de censura. Então a gente está vendo essa violação, essas violações, desses direitos e liberdades individuais, das liberdades democráticas. E nós não deveríamos estar aqui discutindo isso porque deveria ser algo imperativo, porque a própria Constituição já fala, as leis vigentes do país já demonstram isso. É literal. Não estou aqui fazendo pirotecnia jurídica, ginástica mental, não. Aqui é uma questão fática”.

A deputada questionou: “por que a gente está diante dessa instabilidade, ou melhor, desta esquizofrenia jurídica?”. 

Chris Tonietto explicou: “O parlamento brasileiro está se apequenando.  A cada vez que um parlamentar é calado e cerceado, ainda mais aqui nesta Casa de Leis, esse parlamento se apequena. Quando um parlamentar é silenciado, o fragmento ou o segmento da sociedade que ele representa é silenciado com ele, porque ele representa um nicho. Ele representa um segmento. Ele é um representante legítimo, democraticamente falando, do povo brasileiro. Então, se está calando, não é um parlamentar, é todo um povo, um segmento que ele representa. Então, é a democracia que está sendo fragilizada”. 

Ela lembrou que a Constituição prevê a inviolabilidade, civil e penal, dos parlamentares por quaisquer palavras, opiniões e votos, e disse: “Se ele perde a oportunidade, perde a chance de falar, acabou o Parlamento”. 

Muitos jornalistas e veículos conservadores vêm sendo implacavelmente perseguidos, como é o caso da Folha Política. Nossa sede foi invadida e todos os nossos equipamentos foram apreendidos, a mando do ministro Alexandre de Moraes. À época, o jornalista Alexandre Garcia assinalou que algo semelhante só havia ocorrido na ditadura Vargas, não havendo qualquer exemplo semelhante durante o tão falado regime militar. Mesmo em ditaduras consolidadas, não é comum que se apreendam todos os equipamentos, em claríssima violação a tratados internacionais como o Pacto de São José da Costa Rica. 

Posteriormente, a Folha Política foi alvo do ministro Luís Felipe Salomão, que ordenou o confisco da renda de diversas pessoas, sites e canais conservadores, para impedi-los de exercer suas atividades. Mais de 20 meses da renda dos veículos e comunicadores afetados seguem confiscados, enquanto o inquérito vai sendo transmitido de relator em relator. 

Outros jornalistas e comunicadores foram presos sob alegações como a de sair do país sem saber que estavam sendo investigados. Um deles perdeu o movimento das pernas em um estranho acidente na cadeia, enquanto estava preso por crime de opinião. Ao conseguir refúgio em outro país, viu sua família ter suas contas bloqueadas para que não pudessem receber doações de pessoas que se sensibilizam com a situação de seus filhos. Vários pedem há anos que apenas devolvam seus equipamentos eletrônicos, inclusive com as memórias de entes queridos e da própria família. Outros buscaram refúgio em outros países e são considerados “foragidos” e são alvo de campanhas de difamação pela velha imprensa. 

As medidas arbitrárias impostas aos jornalistas e comunicadores conservadores, por suas características processuais, violam diversos artigos da Constituição e também de tratados como a Declaração Universal de Direitos Humanos e o Pacto de São José da Costa Rica, que protegem a liberdade de expressão e vedam tribunais de exceção. 

Os exemplos são muitos e a perseguição não cessa. Casas invadidas, redes bloqueadas, censura, bloqueio de contas, confisco de bens, cancelamento de passaporte, proibição de contato, entre outras. Nos inquéritos políticos conduzidos em cortes superiores, basta que parlamentares de extrema-esquerda apresentem “relatórios” ou “reportagens” produzidos por pessoas suspeitas e interessadas, acompanhados de listas de pessoas a serem perseguidas, para que essas pessoas sejam privadas de direitos fundamentais. 

Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode nos ajudar a continuar nosso trabalho, doe qualquer valor através do Pix, usando o QR Code que está visível na tela, ou com o código ajude@folhapolitica.org. Se preferir transferência ou depósito, a conta da empresa Raposo Fernandes está disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo. 

Há mais de 10 anos, a Folha Política vem mostrando os eventos da política brasileira e dando voz a pessoas que o cartel midiático quer manter invisíveis. Pix: ajude@folhapolitica.org

Nossa renda está bloqueada por ordem do TSE. 

Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: 

ajude@folhapolitica.orgDepósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Folha Política

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

SENADOR ROGÉRIO MARINHO RIDICULARIZA NARRATIVAS DA POLÍCIA FEDERAL DE MORAES: 'VEJAM A CAPACIDADE DO PRESIDENTE BOLSONARO, QUE SOUBE ANTEVER O FUTURO


O senador Rogério Marinho, da tribuna, ironizou as narrativas produzidas pela polícia federal controlada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, em relatório que afirma que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria começado a planejar um suposto golpe de estado assim que venceu a eleição para a presidência da República. 

O senador explicou que um dos temas apontados como centrais na narrativa dos delegados de Moraes é o questionamento do sistema eleitoral. Marinho lembrou que Bolsonaro apresentou um projeto de lei para aperfeiçoar o sistema eleitoral anos antes de ser eleito, inclusive antes de Lula ser sequer condenado, e muito antes de Lula ser descondenado. O projeto foi aprovado, foi vetado por Dilma, o veto foi derrubado, e o projeto se tornou uma lei, que foi posteriormente anulada pelo Supremo Tribunal Federal. 

O senador ironizou: “se o cerne, se o gênese, se a estrutura dorsal do pretenso golpe é não estar satisfeito com o sistema eleitoral, fazer a crítica - o crime de opinião - senhores da polícia federal, remontem a 2015, porque o golpe começa em 2015. Vejam a capacidade do presidente Bolsonaro, que soube antever o futuro. Porque, em 2015, ele já sabia que seria presidente da República; eu não sabia. Em 2015, ele já sabia que o presidente Lula seria preso por corrupção; eu não sabia. Em 2015, o presidente Bolsonaro já sabia que o Supremo Tribunal Federal reveria conceitos que me levam a uma perplexidade, uma dificuldade de explicar à minha filha o que é o certo e o que é o errado, porque alguém que foi condenado por corrupção em três instâncias, por malversação de recursos públicos, por corrupção, por aparelhamento da máquina pública, esse cidadão foi inocentado por um erro técnico e hoje está sentado na cadeira de presidente da república”.

Rogério Marinho comparou as acusações feitas a Bolsonaro e a Lula e apontou que a inelegibilidade de Bolsonaro não é consequência de qualquer crime de corrupção. Ele disse:  “Não, senhores. É pelo crime de opinião. É por isso que ele está sendo, até hoje, perseguido”. 

Rogério Marinho apontou o que, de fato, existe nos processos e inquéritos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro: perseguição política. O senador observou que estava falando para um plenário quase vazio, e comparou com os registros antigos de Bolsonaro falando ao plenário vazio da Câmara dos Deputados. Marinho disse: “clamou e pregou como João Batista no deserto. E, no momento adequado, as suas palavras caíram em solo fértil e frutificaram. Deram frutos, deram sombra, deram perspectiva de futuro. E plantaram uma ideia no solo fértil do nosso Brasil. E hoje nós temos uma direita conservadora, íntegra. Uma ideia que não vai ser abatida com o autoritarismo, com a perseguição, com a tentativa reiterada que é feita de se calar, de se emudecer, de se obliterar um espectro político, por uma eugenia daqueles que querem controlar o pensamento e o sentimento da população brasileira”. 

Segundo a Constituição Federal, o controle dos atos de ministros do Supremo Tribunal Federal é realizado pelo Senado, que pode promover o impeachment dos ministros em caso de crime de responsabilidade. No entanto, os presidentes da Casa vêm barrando a tramitação dos pedidos, sem consulta ao colegiado. Sem controle externo, alguns ministros do Supremo agem ao arrepio da Constituição. 

Em inquéritos secretos, o ministro Alexandre de Moraes, por exemplo, promove uma aberta perseguição a adversários políticos. Em um desses inquéritos, a Folha Política teve sua sede invadida e todos os seus equipamentos apreendidos. O inquérito foi arquivado por falta de indícios de crimes, mas os dados sigilosos foram compartilhados com outros inquéritos, abertos de ofício, e com a CPI da pandemia, que compartilhava dados sigilosos com a velha imprensa. 

Sem justificativa jurídica, o ministro Luís Felipe Salomão, ex-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, confiscou toda a renda da Folha Política e de outros sites e canais conservadores, para impedir suas atividades. A decisão teve o aplauso e respaldo dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Todos os rendimentos de 20 meses do trabalho de jornais, sites e canais conservadores vêm sendo  retidos sem qualquer base legal. 

Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar a impedir o fechamento do jornal, doe qualquer valor através do Pix, utilizando o QR Code que está visível na tela ou o código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

Há mais de 10 anos, a Folha Política vem mostrando os fatos da política brasileira e dando voz a pessoas que o cartel midiático quer calar. Pix: ajude@folhapolitica.org

Todo o faturamento gerado pela Folha Política por mais de 20 meses está bloqueado por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org

Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

-Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Folha Política


EXÉRCITO VAI COMEÇAR 2025 COM COFRES VAZIOS, SÓ TEM DINHEIRO PARA ÁGUA, LUZ E OLHE LÁ

O Exército vai entrar 2025 com o cofre vazio. Só há dinheiro para contas básicas (água, luz…) de janeiro — e olhe lá.

Tradicionalmente, os generais costumam equacionar as despesas da caserna, no início do ano, de modo a garantir verbas de custeio para fechar, pelo menos, o primeiro trimestre.

Com a discussão em torno do corte de gastos e as novas prioridades da gestão petista, isso não será possível. O começo de ano promete ser complicado para a instituição.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Veja

'ESSE EX-PRESIDIÁRIO, VAI ACABAR COM NOSSO PAÍS.'

GOVERNO LULA PRATICAMENTE ACABOU A CONCESSÃO DE ARMAS DE FOGO A CIDADÃOS

A Polícia Federal concedeu 21.913 registros de armas de fogo para cidadãos neste ano — uma queda de 83% em relação a 2022, último ano do governo de Jair Bolsonaro. Os dados tiveram redução pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, primeiro ano da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, foram 28.467 registros.

Os dados refletem a retomada da política de desarmamento no país, em contraponto à flexibilização promovida por Bolsonaro. No ano passado, o governo Lula reduziu o número de armas permitidas para civis, para caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) e limitou o funcionamento de clubes de tiro. Também proibiu a venda de armas de uso restrito para civis, como fuzil e pistola 9mm.

Veja abaixo o número de registros concedidos pela Polícia Federal nos últimos anos:
  • 2019: 88.549
  • 2020: 154.761
  • 2021: 185.566
  • 2022: 135.417
  • 2023: 28.467
  • 2024: 21.913
De acordo com os registros da Polícia Federal, 93% das autorizações emitidas em 2024 foram destinadas a homens, enquanto apenas 6% foram para mulheres. As armas mais requisitadas são as pistolas, seguidas por espingardas e revólveres. Em todo o ano, a corporação indeferiu quase 21 mil registros.

Novas medidas

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou que vai assinar um novo decreto sobre armamento nos próximos dias para permitir que clubes de tiro instalados próximos de escolas continuem funcionando onde estão. No ano passado, o governo determinou a mudança dos estabelecimentos que estão há menos de um quilômetro de instituições de ensino. A medida gerou críticas por parte da bancada da bala no Congresso, que alega prejuízo aos empresários do setor.

O governo também estuda um estatuto próprio para os atiradores desportivos. “O presidente da República avalia que esse é um esporte que merece ser incentivado e que tem que ser retirado desse regramento comum que diz respeito aos caçadores, colecionadores e atiradores”, disse Lewandowski.

O ministro ainda anunciou que adiará em pelo menos seis meses a transferência da fiscalização dos CACs do Exército para a Polícia Federal devido à falta de recursos e de estrutura.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Veja

LEWANDOWSKI CONSIDERA PROPOR USO DE ARMA NÃO LETAL PARA POLICIAIS NO PAÍS

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira, 5/12, que o governo federal estuda editar uma norma para regulamentar o uso da força policial no País. De acordo com ele, a ideia é estabelecer diretrizes sobre o uso progressivo da força para evitar episódios de abuso por parte dos agentes de segurança pública.

"Estamos pensando na edição de um ato normativo no que diz respeito ao uso da força, o uso progressivo da força. Começando pela utilização de instrumentos não letais até, se não houver mais nenhuma possibilidade de enfrentamento ao crime, chegarmos ao uso das armas letais", explicou o ministro.

A sequência de denúncias no último mês em SP acendeu o alerta sobre a violência em abordagens policiais. Entre os casos de repercussão, estão a morte de uma criança de 4 anos na Baixada Santista, de um estudante de Medicina baleado em um hotel da capital, o assassinato de um homem atingido nas costas após tentativa de roubo em um mercado e o flagra de policial atirando um homem de uma ponte.

Nesta quinta-feira, 5, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o agente será expulso da corporação. O governador de SP recuou de seu posicionamento contrário à utilização de câmeras nas fardas dos policiais, e admitiu que estava errado sobre o uso do equipamento.

O ministro Ricardo Lewandowski participou da abertura do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Após o evento, ele comentou sobre a escalada de violência policial nos últimos dias.

Segundo ele, o regramento é uma realidade em outros países do mundo e uma forma de evitar a prática de "atirar primeiro e perguntar depois." O ministro afirmou que ainda vai avaliar se a proposta será feita por decreto, portaria ou outro tipo de norma. Lewandowski disse que não conversou sobre o tema com o secretário de segurança pública de São Paulo, Guilherme Derrite. "Quero crer que os abusos são isolados", disse Lewandowski.

PEC da segurança

Na semana que vem o ministro vai se reunir com os governadores dos Estados para tratar sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. Em uma reunião em outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Lewandowski se reuniram com governadores no Palácio do Planalto para discutir sobre o tema. Na ocasião, governadores elogiaram a disponibilidade do governo para tratar sobre a questão, mas consideraram a proposta aquém das necessidades da área.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Notícias Uol

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

PÉSSIMA NOTÍCIA: CAFÉ FICA MAIS CARO E PREÇO DO PÃO DEVE SUBIR NO INÍCIO DE 2025

A grande dupla do café da manhã do brasileiro, o café com pão, deve ficar mais cara neste início de 2025. O café segue em uma escalada de preços há vários meses, enquanto o pão, que apesar das flutuações do dólar não teve alta de preços recente, deve ficar mais caro nos primeiros meses do ano devido a repasses de elevação de custos como energia elétrica e reajustes salariais dos trabalhadores da panificação.

De acordo com a cesta básica de Fortaleza apurada e divulgada mensalmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o preço do café subiu 5,3% em outubro deste ano – a segunda maior elevação mensal da cesta entre os itens, perdendo apenas para a carne, que subiu 9,9%.

Nos outros meses, ainda segundo o Dieese, o produto também pesou nos gastos com alimentação do fortalezense. Em um semestre, o preço do café subiu 30,5%. Na série de 12 meses, o preço subiu quase 50%.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Diário do Brasil Notícias

HOMEM É BALEADO NO RESIDENCIAL NOVA CAIÇARA, EM SOBRAL

Na noite desta quinta-feira 05/12, um homem ainda não identificado foi baleado no Residencial Nova Caiçara, em Sobral. Segundo informações, os disparos foram efetuados por indivíduos em um carro de cor preta. Após o crime, os suspeitos fugiram em direção desconhecida.

A vítima sem identidade revelada, foi socorrida e levada ao Hospital Regional Norte. A Polícia Militar realizou várias diligências para localizar os autores do ataque, e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Por: Blog Luciano Melo Oficial / Fonte: Fnews